Governadora do PSDB confirma presença em evento de Lula

  • 5 de janeiro de 2024

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB/Foto), confirmou sua presença na cerimônia que marcará um ano dos ataques golpistas às sedes dos três Poderes em Brasília. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 8.

Embora a agenda oficial da governadora ainda não tenha sido divulgada, a Folha de S. Paulo disse que interlocutores próximos à tucana confirmaram sua participação no ato que acontecerá no Congresso Nacional, durante a tarde de segunda-feira.

A aproximação de Raquel Lyra com o governo petista vem ocorrendo em meio a desgastes na articulação política do estado. Após adotar uma posição neutra durante a disputa eleitoral de 2022, a governadora tem buscado estreitar laços com o presidente Lula.

Rumores indicam que Raquel Lyra pode trocar de partido para integrar uma legenda que faça parte da base de apoio do governo petista. Essa possibilidade reforça ainda mais sua aproximação com o PT e demonstra uma mudança significativa em seu posicionamento político.

Além de Raquel, outro governador tucano confirmou presença no evento. Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.

Leite teria indicado que não iria ao ato feito pelo petista para lembrar um ano da invasão a sede dos três poderes por manifestantes— mas teria reajustado suas férias.

“Ele está de férias”, disse uma fonte ligada a Eduardo Leite “e conseguiu compatibilizar os compromissos com essa ida.”

Governadores da oposição não vão a evento de Lula

Governadores de oposição ao governo Lula vão desfalcar o palanque petista durante o ato alusivo ao 8 de janeiro, que está sendo planejado pelo Palácio do Planalto.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União), não devem comparecer ao evento.

Tarcísio está de férias; Zema e Castro não querem criar desconforto com o ex-presidente Jair Bolsonaro; Jorginho Mello e Ratinho Júnior já tinham outros compromissos agendados e Caiado fará um check-up. Em dezembro de 2022, o chefe do Poder Executivo goiano foi submetido a uma cirurgia no coração.

 

Compartilhe

Comente