PBTur inicia pesquisas de satisfação com turistas e avalia qualidade dos serviços na Paraíba

  • 10 de janeiro de 2024

Com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços turísticos prestados, especialmente em João Pessoa, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) iniciaram, nesta semana, uma série de pesquisas de satisfação com os turistas que escolheram a Paraíba como destino em 2024.

A iniciativa integra as atividades da Coordenação de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, que visa identificar os hábitos de consumo, bem como seu nível de satisfação sobre os serviços turísticos oferecidos, as expectativas e os interesses dos turistas, bem como os pontos fortes e fracos do destino. Os dados serão coletados nos Centros de Informações Turísticas (CIT) da PBTur, por meio de uma amostragem probabilística aleatória simples.

A pesquisa vai medir a qualidade de diversos aspectos, como: hospedagem, alimentação, pontos turísticos, segurança pública, preços do mercado, sinalização turística, infraestrutura urbana, limpeza pública, informações turísticas, acolhimento e hospitalidade dos moradores locais, serviços de transporte.

O gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes, ressalta que os resultados da pesquisa farão parte do Genius – Painel de Inteligência de Dados Turísticos da PBTur. “Essas informações irão auxiliar o Estado e o setor privado a medir o nível de sua oferta, a excelência dos serviços turísticos e identificar as áreas que precisam de aprimoramento”, diz.

Segundo Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, as pesquisas são fundamentais “para deixarmos de lado as suposições e conhecermos melhor o grau de satisfação dos visitantes no Destino Paraíba e aumentarmos também a nossa competitividade no mercado.”

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