Ex-catadora que já viveu em lixão de Campina Grande é empossada como professora da UFPB
- 20 de janeiro de 2024
Patrícia Rosas, ex-catadora de lixo reciclável e ex-moradora de um lixão de Campina Grande, foi uma das docentes empossadas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta sexta-feira (19), em uma posse coletiva de 11 novos servidores, sendo 10 professores efetivos do magistério superior e 01 servidora da carreira técnico-administrativa. Os empossados vão atuar nos campi de João Pessoa, Bananeiras e Rio Tinto/Mamanguape.
A solenidade de boas-vindas ocorreu na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS/UFPB), localizada no prédio da Reitoria, e foi presidida pela Vice-reitora da UFPB, Professora Liana Filgueira, com a participação do Pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep) em exercício, Cláudio Augusto Alves. A diretora da Divisão de Seleção e Provisão (DSP) da Progep, Lara Nóbrega, também esteve presente à cerimônia, além de amigos e familiares dos empossados.
Patrícia é um exemplo de como a educação é uma poderosa ferramenta na transformação de vidas, pois, apesar do cenário desfavorável, a nova professora da UFPB conta que, mesmo assim, nunca abandonou a educação, inclusive durante sua formação superior, que é em pedagogia. Ela espera que sua experiência profissional anterior — a docência na educação básica — contribua na formação de novos professores, abertos a novas tecnologias e experiências.
“Depois de muito estudo e de tanta dedicação, hoje eu chego à Universidade Federal da Paraíba como docente do magistério superior. Isso é muito significativo na minha vida, na vida da minha família, dos meus amigos e dos meus professores, que contribuíram para que a minha história pudesse ser transformada”, disse, emocionada, a docente.
Em sua fala aos novos servidores, o Pró-reitor de Gestão de Pessoas em exercício, Cláudio Augusto Alves, ressaltou o significado do evento, que é o de acolher cada novo servidor empossado, permitindo a cada um deles sentir a emoção de pertencer à UFPB.