Carnaval de Salvador contará com mais de 1,1 mil atrações gratuitas
- 24 de janeiro de 2024
O Carnaval de Salvador 2024 contará com mais de 1,1 mil atrações gratuitas nos circuitos, palcos temáticos e nos bairros, totalizando 2,7 mil horas de música. Este, e outros detalhes, foram apresentados nesta terça-feira (23) pelo prefeito Bruno Reis, na sede do bloco afro Ilê Aiyê.
Além disso, ele menciona que Salvador terá 14 dias consecutivos de festa, a partir de 1º de fevereiro até a Quarta-feira de Cinzas (14). A expectativa é que milhões de foliões tomem as ruas da cidade, que deverá atrair mais de 1 milhão de turistas no período e movimentar mais de R$ 2 bilhões durante as duas semanas de folia.
“Será o Carnaval com maior investimento na contratação de artistas em toda a história. Serão mais de 700 atrações nos três circuitos oficiais e outras 400 em diversos bairros. A Prefeitura, todos os anos, procura se reinventar e trazer novidades. Vamos fazer, mais uma vez, a maior festa do planeta”, destaca o prefeito Bruno Reis.
“Chegou a hora de render homenagens e de agradecer aos blocos Afro de Salvador por tudo o que eles representam e pelas transformações que eles fazem nas comunidades”, disse o político, que anunciou o tema da festa como “Salvador Capital Afro”, em comemoração ao cinquentenário do surgimento dos blocos afro.
A abertura oficial do Carnaval de Salvador acontecerá na tarde do dia 8 de fevereiro, na Praça Castro Alves, e terá como atrações Ivete Sangalo, Carlinhos Brow, Baiana System e Ilê Aiyê. Entre as centenas de atrações que também irão animar o folião ‘pipoca’, ao longo da festa, estão Léo Santana, Saulo, Xanddy Harmonia, Daniela Mercury, Psirico, Parangolé, Tatau, Timbalada, É o Tchan, Solange Almeida, Araketu, Baby do Brasil, entre muitos outros.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, ao apresentar detalhes da programação, também destacou os diversos espaços que vão animar os foliões, além das grandes atrações nos trios. No Centro da cidade serão oito palcos temáticos, no projeto ‘Cole no Centro’. Entre as novidades estão o Palco Salvador Capital Afro, com artistas da música negra, como Criolo, Larissa Luz e Karol Conká; e o Coreto Colorindo Salvador, com artistas, músicos e performistas da comunidade LGBTQIAPN+.
Além dessas atrações, tem ainda os palcos Donas do Som, só com mulheres; o Axé Pelô, voltado para a tradicional Axé Music; o Varanda da Folia, que tocará entre os intervalos dos trios na região do Campo Grande; o Palco Multicultural, com diferentes estilos musicais; a Arena do Samba, para o ritmo baiano; e o Coreto das Orquestras, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo.
Outros cinco eventos também serão realizados: o Furdunço do Centro, no dia 9, com 18 atrações na Praça do Campo Grande; o Pôr do Sol na Praça Castro Alves, com Pitty, Davi Moraes e Pepeu Gomes; o Desfile de Fantasias de Luxo LGBTQIAPN+, no dia 12, na Praça Municipal; e o After Batekoo, esticando os dias de festa na Praça Castro Alves.
Espaços para vários estilos
A festa na capital baiana também vai abrir espaço para diversos outros estilos musicais. Na Barra, os fãs de música eletrônica poderão curtir o som de DJs no Beco das Cores e no Espaço Beats, em frente ao Farol. Em Piatã, o Palco do Rock irá animar os amantes do gênero. Outra novidade, este ano, será o Bailinho da Cidade, espaço que será voltado especialmente para as crianças no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, que acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro.
Também vai ter festa em outros bairros de Salvador, com palcos montados em Itapuã, Boca do Rio, Cajazeiras, Plataforma, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e nas três ilhas de Maré, Paramana e Bom Jesus dos Passos. Além disso, o Espaço Mix, com atrações de diferentes estilos musicais, será montado no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho
Serão 14 dias de festa
Isaac Edington lembrou que a folia, este ano, se unificou aos festejos pré-carnavalescos, resultando em 14 dias ininterruptos de festa, a partir do dia 1º de fevereiro, com a Lavagem de Itapuã. No dia seguinte vai ocorrer a Festa de Iemanjá (2), no bairro do Rio Vermelho. Na tarde do sábado, dia 3, acontecerá o Fuzuê, com 42 atrações no circuito Orlando Tapajós, entre os bairros de Ondina e Barra.
No mesmo espaço, no domingo (4) será realizado o ‘Furdunço’, com 52 atrações em trios de pequeno e médio portes. A folia segue com a Melhor Segunda-feira do Mundo, com Xanddy Harmonia, na Barra, onde também acontecerá o Pipoco, na terça-feira (6), com Léo Santana. Na quarta-feira (7), um dia antes da abertura oficial do Carnaval, ainda vai ocorrer a folia de bloquinhos e fanfarras, no Circuito Sérgio Bezerra.
1º/02 – Lavagem de Itapuã
02/02 – Festa de Iemanjá
03/02 – Fuzuê
04/02 – Furdunço
05/02 – Melhor segunda-feira do mundo
06/02 – Pipoco
07/02 – Circuito Sérgio Bezerra
08 a 14/02 – Carnaval
Apoio
Pedro Tourinho, secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), destacou a recente pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo, que cita Salvador como o destino mais desejados do país para 2024. Segundo ele, isso ocorre porque a cidade se reposicionou no mundo como Capital Afro. “Representatividade e simbologia são muito importantes, mas também investir, trabalhar a prosperidade, conseguir mais recursos e criar ferramentas para que os blocos e as entidades sejam sustentáveis”, afirmou.
O secretário destacou o investimento de R$ 8 milhões nos blocos afros desde o Carnaval de 2023, em entidades como o Ilê Aiyê, Olodum, Muzenza, Gandhy, Malê Debalê e Cortejo Afro. Este ano serão incluídos os blocos femininos Didá, Filhas de Gandhy e A Mulherada. Além do investimento direto, o governo municipal isenta outros 130 blocos de tributos como ISS, IPTU e TFF.