“Não lembro a última vez que tiveram uma boa ideia”, diz Klopp sobre cartão azul
- 9 de fevereiro de 2024
A possibilidade da implementação do cartão azul no futebol profissional ainda não saiu da esfera dos rumores, mas já virou alvo de duras críticas. Depois de Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, se dizer contra a novidade, Jürgen Klopp, comandante do Liverpool, também fez questão de expressar sua posição contrária, fazendo uma reclamação direta contra a International Board (IFAB).
– Não me parece uma ideia fantástica, de imediato. Mas a verdade é que não consigo me lembrar que essas pessoas tiveram uma ideia fantástica. Se é que alguma vez tiveram uma – disse Klopp.
A possibilidade da implementação do cartão azul foi publicada pelo jornal inglês “Telegraph”, que indicou que a International Board (IFAB) teria a intenção de fazer um anúncio oficial nesta sexta-feira. A IFAB é órgão responsável pela curadoria das regras do futebol profissional, mas depende da Fifa para a implementação nas partidas, depois de testes em categorias de base.
Logo depois de o jornal trazer à tona tal possibilidade, a Fifa veio a público para negar que o cartão azul passaria a ser testado profissionalmente imediatamente. Haverá um congresso da IFAB no dia 1º de março, quando a novidade será discutida – podendo ser aprovada ou não. Caso haja a aprovação, o cartão azul passaria a ser testado em categorias inferiores.
A ideia seria que o cartão azul fosse adicionado ao futebol profissional, junto aos já conhecidos amarelo e vermelho. Ele seria um recurso para tirar da partida temporariamente jogadores que cometam faltas antijogo, protagonizem uma simulação ou mostrem desrespeito ao árbitro. O atleta que recebesse um cartão azul ficaria fora de campo por 10 minutos. Dois cartões azuis ou um azul junto a um amarelo levariam à expulsão definitiva, com cartão vermelho.