Com risco de alta da dengue, PB estrutura rede e amplia serviço de telemedicina
- 16 de fevereiro de 2024
A Secretaria de Saúde da Paraíba realizou, na manhã desta sexta-feira (16), uma reunião com o governador João Azevêdo (PSB), prefeitos e secretários municipais de Saúde para discutir as ações que podem ser aplicadas no estado para evitar o crescimento de casos da dengue, assim como acontece em outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro e o Distrito Federal.
No encontro, ficou decidido que no dia 24 de fevereiro haverá um Dia D de conscientização para eliminar os prováveis focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com o secretário de Saúde, Jhony Bezerra, o cenário na Paraíba ainda é confortável, mas é preciso por ações em prática para evitar aumento.
“O cenário hoje é confortável, mas precisamos atuar na prevenção. Não deixar que o cenário se agrave. Precisamos convocar a população para esse trabalho preventivo”, afirmou.
Segundo o secretário, há um plano de contingência para ser colocado em prática no território paraibano com a estruturação da rede, ampliação da telemedicina, reativação do Alô Saúde – um número para que as pessoas possam ligar e tirar dúvidas.
“A principal ação contra dengue é a prevenção. O Governo Federal já distribuiu vacina, estamos priorizando o público mais vulnerável. Mas, a população precisa entender que não é a vacina que vaie eliminar a dengue. O mosquito é eliminado por ações dentro de casa. Precisa-se trabalhar no combate ao mosquito. A vacina vai nos proteger da forma grave da doença, mas precisamos trabalhar na prevenção”, concluiu Jhony.