Mostra de mulheres sumeenses reconhece lutas e conquistas femininas
- 18 de março de 2024
Dentro do calendário de comemorações ao “Dia Internacional da Mulher”, a Prefeitura de Sumé, por intermédio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e do Departamento da Mulher e da Diversidade Humana, realizou na noite de quinta-feira, 14 de março, a V Edição da Mostra de Mulheres Sumeenses.
O evento, aconteceu no Centro de Formação de Professores, no bairro da Várzea Redonda e homenageou às mulheres que, ao longo de suas trajetórias, contribuíram direta ou indiretamente para o desenvolvimento do município, cada uma ao seu modo, em área de atuação de vida e profissional.
Essa iniciativa é parte integrante do projeto da Semas, que visa destacar o papel fundamental da mulher na sociedade, reconhecendo sua valiosa contribuição enquanto cidadãs de Sumé.
Sob o tema “Inclusão e Diversidade”, esta edição da mostra buscou homenagear mulheres de diversas identidades sociais, que demonstram coragem, determinação e bravura ao enfrentar os desafios cotidianos. As homenageadas deste ano foram:
- Alzira Maria Conceição (mulher negra e idosa)
- Josefa Tomé de Sousa (mulher do campo, louceira e agricultora)
- Maria Carmelita da Silva (mulher chefe de família e idosa)
- Rubia Quaresma (pessoa com deficiência)
- Maurícia dos Santos Lima (mulher em profissão culturalmente masculina/mototaxi)
- Maria José Ferreira Morato (desportista)
- Noara Xavier (mulher trans)
- Pollyana Kátia da Silva (homossexual)
Os representantes municipais, o prefeito Éden Duarte e o vice-prefeito Manezinho Lourenço, este último exercendo a função de prefeito em virtude das férias do titular, foram representados pela secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia).
Também estiveram presentes no evento o vereador Cristóvão Júnior, representando o legislativo sumeense, Meyre Ruth, Secretária Adjunta da Saúde municipal, servidores, coordenadores da pasta, familiares das homenageadas e membros da comunidade.
A cerimônia foi enriquecida pela apresentação musical de Ana Paula (vocal), Gustavo Batista (sax) e André Gonçalves (teclado), trio do Grupo Mesa de Canto, como contra partida do Projeto Paulo Gustavo de incentivo a cultura , e pela apresentação do Grupo de Adolescentes do Cras, beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Após o momento de premiação às mulheres, em reconhecimento à sua importante contribuição para a história e o desenvolvimento de nossa cidade, foi servido um coquetel.
Informe Publicitário