Inacreditável? Ator de Caça-Fantasmas já viu óvnis, crê em espíritos e no paranormal
- 5 de abril de 2024
Dan Aykroyd cravou seu nome na história do cinema como criador e astro da franquia Caça-Fantasmas (que lança um novo capítulo no Brasil na próxima semana). Por trás das câmeras, ele é tão crédulo no sobrenatural quanto Ray Stantz, seu personagem na saga. O ator de 71 anos já viu óvinis (sigla para objetos voadores não identificados) e acredita em espíritos –herança de seu bisavô, que pesquisava a espiritualidade e até discutiu o tema com Arthur Conan Doyle (1859-1930), criador de Sherlock Holmes.
“Eu acredito em fantasmas, temos muitas evidências que comprovam que eles existem. Acredito em eventos sobrenaturais, que o mundo invisível está aí, com muitas coisas que acontecem e nós não vemos. Acredito que existem dimensões paralelas e que aquilo que nós vemos nas quatro dimensões –comprimento, largura, profundidade e tempo– não é o todo que está por aí”, discursa Aykroyd.
O ator também já se deparou com quatro óvnis ao longo de sua vida. “Não eram aviões, helicópteros, meteoros nem nenhum fenômeno celestial. Eram aparelhos mecânicos, dois que chegaram bem próximos de mim, outros dois que estavam em altitudes maiores. Dois planaram em silêncio ao meu redor, e os outros dois voando a cerca de 32 mil quilômetros por hora no céu. E eu tinha testemunhas comigo, foram experiências que jamais esquecerei.”
Ele só hesita em cravar qualquer coisa ao ser questionado se acredita na existência de vida extraterrestre. “Bem, eu não sei de onde esses objetos vieram. Mas são plataformas aerodinâmicas muito avançadas e que visitam o nosso planeta com frequência. São máquinas que não têm nenhum propulsor, que podem pairar no ar e cujo motor não é parecido com nada que temos na Terra. Podem ser extraterrestres? Podem ser de outra dimensão? Eu não sei, mas elas são reais e estão indo e vindo.”
Os temas sobrenaturais entraram na discussão pois Dan Aykroyd foi chamado pelo canal History para apresentar o programa Inacreditável, que estreia no Brasil neste sábado (6). A atração mostra casos extraordinários e que, à primeira vista, parecem inventados –mas que aconteceram de verdade. As situações vão de uma galinha que sobreviveu durante um ano depois de ter sua cabeça arrancada até uma cidade na Europa que foi afetada pela “epidemia da dança”, com sua população sacudindo seus corpos até a morte.
O último caso, aliás, pareceu inacreditável até para o apresentador. “Para mim, desafia a lógica, a ciência, a medicina, a psicologia… Como pode uma coisa tão bonita e inocente como a dança virar um fenômeno tão perigoso? Aquelas pessoas estavam sofrendo, e eu não consigo entender como algo que nos dá alegria poderia se tornar um terror para tanta gente”, diz ele.
O programa chega ao Brasil embalado pela boa audiência que alcançou nos Estados Unidos –batendo recordes entre séries de não ficção. E o veterano tem o motivo para o sucesso na ponta da língua.
“As pessoas amam ser desafiadas, ver coisas aparentemente sem explicação, mas que são justificadas no decorrer do programa. E também gostam de levar sustos –é por isso que filmes de terror são tão populares. Em Inacreditável, apresentamos histórias que, na superfície, não deveriam acontecer. Mas aí trazemos as provas e as explicações. Acho que mesmo quem não acredita no sobrenatural vai gostar desse mergulho no desconhecido”, aposta o ator.
“Os roteiristas e pesquisadores do programa são incríveis, eu coloco as duas mãos no fogo por eles. Não estamos inventando nada, contamos histórias reais e as comprovamos com fatos, muita pesquisa e imagens de arquivo. Foi por isso que aceitei ligar meu nome a esse projeto”, conta ele, que não pensou duas vezes antes de topar o convite. “Quando eu olhei a proposta do canal, falei: ‘É exatamente o tipo de coisa que eu gosto e que o público quer ver!’.”
Apaixonado pelos temas abordados por Inacreditável, Dan Aykroyd também é produtor executivo da atração e fez questão de dar ao texto um pouco de sua cara. “Reescrevi parte dos roteiros para que soasse como algo que eu diria. Ajudei a escolher as histórias também, já estou dando palpites para casos da segunda temporada. Mas é importante, como produtor e apresentador, mostrar ao público casos que entretêm, mas que também sejam educativos, informativos e, claro, que fazem o queixo dos telespectadores cair”, valoriza.
O próprio ator já viveu um caso que ele considera inacreditável no início de sua carreira. “Eu estava rodando uma cena no telhado de um prédio e, por engano meu, pisei na claraboia. Estava a uns cinco andares do chão e desabei. Não sei como, mas eu atingi a estrutura de iluminação, e ela amorteceu minha queda. Fui andando por conta própria até a ambulância, mas é bem incrível que eu tenha sobrevivido sem me machucar. Com certeza, perdi uma das minhas vidas de gato ali (risos)”, brinca o comediante.
Com dez episódios, a primeira temporada de Inacreditável estreia no canal History neste sábado (6), às 23h05. Um novo capítulo será exibido todo fim de semana, no mesmo horário. Confira o trailer (em inglês) do programa: