Reforço do Santos, Serginho é parça de Neymar, atua no ataque e tem título da Série B pelo Palmeiras
- 20 de abril de 2024
Reforço do Santos, Serginho chega ao clube como opção para a função de 10 e também no ataque. Ele se destacou no Maringá e está de volta ao Peixe, clube que defendeu na base e atuou ao lado de Neymar. Aos 33 anos, tem no currículo um título da Série B do Brasileiro pelo Palmeiras, em 2013.
Serginho estava no Maringá desde o começo de 2023. Na primeira temporada com o clube, o meia fez 30 jogos, com oito gols marcados – um deles sobre o Flamengo, na Copa do Brasil. Já na atual temporada foram 16 partidas, com três gols e quatro assistências, sendo um dos destaques na campanha do vice do Paranaense.
No Dogão, como é conhecido o Maringá, Serginho atuava como camisa 10, sendo responsável pela ligação com o ataque, e também de forma mais ofensiva, tendo liberdade para sair do lado do ataque e chegando próximo da área. Pela experiência, era ainda uma referência do time e um dos líderes do elenco, além do responsável pela bola parada.
Diante disso, Serginho foi visto pelo Santos como uma ótima oportunidade de mercado. A negociação foi rápida, com as conversas começando na quarta-feira. O Peixe apresentou uma proposta na quinta-feira, e o acordo foi sacramentado entre as partes. Ele assina por empréstimo válido até o fim da Série B. O contrato com o Maringá vai até abril de 2025.
Serginho e o Maringá tinham recusado outras propostas de clubes da Série B, e a diretoria do Dogão chegou a alinhar a permanência do jogador para a Série D do Brasileiro, com um plano mais longo de carreira. Porém, a oferta do Santos teve um peso diferente, principalmente pela relação de Serginho com o clube da própria infância e onde começou no futebol.
No Peixe, Serginho fica como opção, então, no meio-campo, posição carente do elenco santista, que só conta com Giuliano e Cazares para a criação, além de Patrick, recém-contratado do Atlético-MG. Mais à frente, a disputa fica com Otero e Guilherme, além de Pedrinho e Wesley Patati
Carreira
Serginho é formado na base do Santos e subiu para o profissional em 2010, tendo disputado apenas uma partida no time principal.
Apesar de ter começado no Santos e ter passado por outros clubes no Brasil e no exterior, Serginho é comumente lembrado pela passagem que teve no Palmeiras, entre 2013 e 2014. Com o Verdão foram 29 jogos e cinco gols marcados, com a conquista da Série B, em 2013.
– Naquela época o Palmeiras estava na Série B, mas era um grupo de grandes jogadores, que estão atuando em grandes equipes. Conseguimos o título, levamos o Palmeiras à Série A de novo – destacou Serginho, em entrevista ao ge no ano passado.
No Maringá, Serginho deu mais um passo na volta recente ao futebol brasileiro. Após defender o Ceará, em 2016, ele foi para o Japão e ficou até 2021 no Matsumoto Yamaga, com uma rápida passagem pelo futebol sul-coreano. O meia voltou ao Brasil em 2022 e jogou pelo Paysandu, chegando depois ao Maringá. No ano passado, jogou pela Portuguesa por empréstimo.
Amigo de Neymar
Natural de Santos, Serginho é cria das categorias do Peixe e da geração de Neymar. Os dois mantêm amizade desde a infância.