Criadores de gado devem vacinar rebanho contra aftosa para evitar multas e restrições

  • 27 de abril de 2024

A Secretária de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) alerta que aos criadores de gado que não cumprirem com a vacinação de seus rebanhos contra a febre aftosa na Paraíba até a próxima terça-feira (30), poderão ser multados por propriedade e por animal, além de enfrentarem restrições de transporte dos animais.

A expectativa é atingir a meta exigida pelo Mapa, de 90% do rebanho bovino vacinado. Atualmente, o rebanho da Paraíba é de 1,3 milhão de cabeças.

As vacinas devem ser adquiridas em revendas autorizadas, aplicadas no rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades, e declaradas nos escritórios de Defesa Agropecuária. O principal objetivo é fazer com que a Paraíba alcance o status de livre da febre aftosa sem vacinação, atendendo às exigências do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa). Após o encerramento do prazo, que não será prorrogado, testes de sorologia por amostragem nos animais serão realizados.

“Esta medida não é apenas uma obrigação legal, mas também um passo fundamental para garantir a segurança e competitividade da nossa pecuária estadual. O governo está empenhado em fortalecer e proteger o setor agropecuário paraibano, e a vacinação contra a febre aftosa desempenha um papel fundamental nesse objetivo”, disse o secretário Joaquim Hugo Vieira.

Compartilhe

Comente