O Homem Gravador: Zé de Cazuza recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFPB

  • 30 de abril de 2024

Durante reunião do Conselho Universitário da UFPB foi aprovado por unanimidade a concessão do título Doutor Honoris Causa ao renomado poeta José Nunes Filho, conhecido como Zé de Cazuza. A honraria, concedida em reconhecimento ao seu inestimável legado na poesia popular, foi idealizada pelo professor Gilmar Leite e recebeu apoio unânime dos setores acadêmicos.

O processo para a concessão do título teve início sob a iniciativa do Prof. Dr. Gilmar Leite, da UFPB, que reconheceu a importância da obra de Zé de Cazuza não apenas no cenário cultural paraibano, mas também nacionalmente, como um expoente da poesia popular. O parecer favorável do Prof. Dr. Daniel Chacon, do Campus IV, Mamamaguape/Rio Tinto, e a aprovação no setor jurídico da UFPB confirmaram a legalidade e o mérito da homenagem.

A leitura do parecer pelo Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, professor Jose Roberto Nascimento, durante a reunião do CONSUNI (Conselho Universitário), foi marcada por momentos de grande emoção e reverência à trajetória do ‘Homem Gravador’. Os conselheiros presentes manifestaram admiração pela iniciativa e declamaram poesias de Zé de Cazuza, ressaltando a relevância de sua obra para a cultura paraibana e brasileira.

Para Gilmar Leite, a concessão do título não é apenas uma questão de reconhecimento pessoal, mas sim um ato de valorização da cultura e da memória poética do Cariri paraibano.

“Essa ação que começou comigo não é uma atitude de vaidade da minha pessoa, mas sim, usar do meu conhecimento sobre Zé de Cazuza, do meio legal, para homenagear uma lenda viva da poesia, o filho de Monteiro (PB) José Nunes Filho, o grande Zé de Cazuza”, ressaltou o professor.

A entrega oficial do título de Doutor Honoris Causa ao Poeta Zé de Cazuza será marcada por uma grande festa da poesia, que celebrará não apenas a trajetória do homenageado, mas também seu papel como colaborador para a preservação e valorização da cultura popular.

Compartilhe

Comente