Prazo para emitir e regularizar o título eleitoral termina na próxima quarta-feira

  • 6 de maio de 2024

A próxima quarta-feira (8) é a data-limite para quem precisa requerer diversos serviços eleitorais, como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024.

Apenas no Rio Grande do Sul, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou a prorrogação, por 15 dias, do prazo final para o fechamento do cadastro eleitoral. A medida foi tomada devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual e em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Somente de janeiro a abril deste ano, foram registrados 5,9 milhões de requerimentos de alistamento eleitoral, dos quais mais de 2 milhões se referem a solicitações de novos títulos e 1,9 milhão trata de pedidos de transferência de domicílio eleitoral.

Os serviços podem ser solicitados nas unidades da Justiça Eleitoral e no serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet. Eleitor em situação irregular não poderá votar em 6 de outubro, primeiro turno das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Compartilhe

Comente