Presidente de La Liga trata Vini Jr. como essencial: “Luta contra o racismo é túnel que ainda não vemos o final”
- 8 de maio de 2024
Vinicius Jr. é tratado como “essencial” por La Liga. Diante dos casos de racismo enfrentados em sequência nos jogos pelo Campeonato Espanhol, o atacante foi elogiado nesta quarta-feira por Javier Tebas, presidente da competição. O dirigente vê avanços tímidos na luta contra o preconceito na Espanha.
– Vinicius é vital para o futebol e para a nossa liga. Recordo que, quando Vinicius chegou, enfrentou muitas críticas. Em uma conferência de imprensa, eu disse que ele seria o futuro grande do futebol espanhol, mesmo quando havia críticas – disse o dirigente durante o Sports Summit, em São Paulo.
– É um elemento essencial e vimos o quanto foi importante para o título do Real Madrid, e esperamos que seja essencial nesta noite também – acrescentou o dirigente, referindo-se ao jogo contra o Bayern de Munique, nesta quarta, às 16h, pela semifinal da Liga dos Campeões.
Os elogios a Vinicius ocorreram pouco depois de Tebas debater o racismo na Espanha. Nesta temporada, o craque do Real Madrid e da seleção brasileira chegou a chorar ao abordar o assunto durante a Data Fifa do amistoso contra a Espanha.
Vini Jr. se mostra desgastado ao lutar contra o racismo na Espanha, enquanto as manifestações seguem ocorrendo. Na visão de La Liga, porém, há avanços nesta batalha, embora que tímidos.
– O importante é reconhecer que algo não estava ocorrendo bem. A partir daí começamos tocar várias frentes, e uma típica foi a comunicação, a campanha contra o racismo nos estádios e na televisão. Tem que ter ação, sabemos que ainda não é o suficiente. Em semanas teremos mais pessoas condenadas por insultos racistas nos estádios – destacou.
– Temos que ser mais duros nas condenações e agora contamos com a tecnologia para rápida identificação aos que cometem atos racistas. Redobramos a ação e não vamos parar até que se termine. Sabemos que é um túnel que ainda não vemos o final, mas temos que trabalhar para um dia chegar ao final – refletiu.
As declarações de Tebas sobre a política antirracista de La Liga ocorrem meses depois de Vini Jr. dizer que “luta sozinho” contra o preconceito no futebol espanhol.
– É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar – desabafou o camisa 7 do Real Madrid, em março.
Mesmo diante do ambiente hostil que tem enfrentado, Vini Jr. vai terminar a temporada como um dos principais destaques do Real Madrid. O time madrilenho se sagrou campeão espanhol no último fim de semana, e o atacante colaborou com 13 gols e 5 assistências na campanha até aqui.
O foco neste meio de semana, porém, é outro. Vini Jr. e o Real Madrid entram em campo nesta quarta-feira, a partir das 16h (de Brasília), para enfrentar o Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu, pela semifinal da Champions League. No primeiro encontro, as equipes ficaram no empate por 2 a 2.