Alckmin diz que Lula não deve vetar imposto sobre compras internacionais

  • 1 de junho de 2024

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta sexta-feira, 31, que o presidente Lula não deve vetar a taxa para compras internacionais de até 50 dólares em sites estrangeiros.

“Não ouvi do presidente falar se veta ou não, mas meu entendimento é que ele não vetará porque isso foi aprovado praticamente por unanimidade”, disse em entrevista à BandNews TV.

Para Alckmin, a taxação de 20% aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 28 atende parcialmente à indústria e equivale, segundo ele, ao PIS/Cofins.

O vice-presidente disse que havia o argumento correto de dar às empresas nacionais as mesmas condições daquelas de fora, para garantir emprego na indústria e no comércio.

O presidente Lula chegou a dizer que vetaria o projeto quando se falava em taxa de 50%, enquanto diversas entidades ligadas ao comércio e à indústria pressionavam o governo para taxar as compras online. A taxação se arrastava desde abril do ano passado, quando a Receita Federal anunciou que faria a cobrança.

A taxação consta como dispositivo do projeto Mover, que incentiva a indústria automobilística. “O projeto encaminhado pelo presidente da República é para fortalecer a indústria automotiva, porque ela tem uma cadeia muito longa. O objetivo foi alcançado”, afirmou Alckmin. “Toda montadora vai investir no Brasil”.

Compartilhe

Comente