Para evitar rombo, SBT corta R$ 20 milhões e adia programa de Lucas Guimarães

  • 22 de julho de 2024

Para evitar um rombo milionário no balanço deste ano, a cúpula do SBT determinou a todos os programas da casa um corte de gastos que deve atingir R$ 20 milhões até dezembro. Também para reduzir custos, a estreia do Eita Lucas!, programa a ser apresentado pelo influenciador Lucas Guimarães, foi adiado pela terceira vez e não vai estrear mais neste ano.

O SBT investiu pesado em novos programas em 2024, mas enfrenta dificuldades para ampliar o faturamento. Como o Notícias da TV revelou há um mês, os novos Chega Mais e Tá na Hora não só derrubaram a audiência, como também as receitas. As atrações chegam a ficar mais de duas horas sem intervalos comerciais.

O corte de gastos em todas as produções, e em todas as áreas de emissora, foi determinado há duas semanas. Por enquanto, a ordem é evitar demissões (que geram custos). Os diretores de programas foram orientados a reduzir gastos com convidados, viagens, transporte e horas extras. O SBT confirma o esforço para economizar:

Como qualquer empresa, o SBT acompanha constantemente, junto aos seus líderes, os processos de otimização de produção. Sempre em busca de oportunidades para maximização de resultados.

A emissora também confirma o terceiro adiamento do Eita Lucas!. A atração do marido de Carlinhos Maia inicialmente estrearia em maio, na faixa das 16h dos sábados. Ficou para agosto e, mais recentemente, para outubro. Na semana passada, a direção decidiu adiar a estreia para o início de 2025.

Oficialmente, a justificativa o adiamento foi uma “decisão artística”. Extraoficialmente, é para evitar gastos neste ano. O programa é todo captado em externas, processo mais caro que em estúdio.

“O SBT informa que o programa Eita Lucas! será uma das grandes novidades  da grade de programação de 2025. Totalmente captado em externas,  o programa segue sendo gravado em várias regiões do Brasil e tem a estreia prevista para o início do ano”, disse a emissora em nota à reportagem.

Nos bastidores do SBT, circulam projeções de que a emissora poderá fechar o balanço com um prejuízo de R$ 100 milhões em 2024, devido aos investimentos em novos programas (e à ausência de novas receitas), caso não faça cortes drásticos.

A emissora refuta a projeção de que terá prejuízo milionário. Há um mês, quando o Notícias da TV publicou essa informação, a rede reagiu com a seguinte nota:

“O SBT nega enfaticamente a informação sobre uma eventual previsão de prejuízos conectados à sua grade de programação. A emissora acredita na força de seu portfólio de programas em relação a patrocínios e projetos que, de forma criativa, entregam visibilidade, rentabilidade e resultados positivos aos seus clientes.”

“Alguns exemplos importantes: Champions League, sucesso de audiência da grade, já está em fase de renovação com seus patrocinadores –três das seis cotas estão confirmadas para a próxima temporada; as finais da Copa Sul-Americana estão com todas as suas cotas vendidas e uma fila de marcas interessadas; todas as cotas fundadoras do +SBT, streaming gratuito da emissora que será lançado brevemente, já foram totalmente comercializadas; estamos em fase adiantada de negociações para ações comerciais na nova novela A Caverna Encantada e na décima temporada do Bake Off Brasil.”

VITRINE DO CARIRI
Com Noticias da TV.

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