Bolsonaro reafirma apoio a Nunes e critica Marçal
- 19 de agosto de 2024
Depois de elogiar Pablo Marçal (PRTB), o ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) reafirmou seu apoio ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição.
“Certas coisas você não precisa experimentar para saber que é um produto estragado. Meu candidato em São Paulo é Ricardo Nunes”, disse o ex-presidente em mensagem enviada a aliados próximos em uma lista de transmissão no WhatsApp.
Junto com a mensagem, Bolsonaro encaminhou também um vídeo de 2022 em que Marçal – que tentou se lançar como candidato à Presidência da República – afirma que fazer o gesto do L de Lula ou o gesto da arminha de Bolsonaro são equivalentes.
“É o mesmo sinal para vocês entenderem. Eles são farinha do mesmo saco. Esse aqui [Lula] é fã do Fidel Castro. Esse aqui [Bolsonaro] é do Carlos Brilhante Ustra”, disse Marçal na ocasião.
O vídeo foi encaminhado após Bolsonaro admitir que o prefeito Ricardo Nunes não é seu “candidato dos sonhos”. O ex-presidente também chegou a fazer elogios a Marçal, concorrente de seu aliado declarado.
“Fechei com o Ricardo Nunes. Não é o meu candidato dos sonhos, mas eu tenho um compromisso. E vou ajudá-lo onde (sic) for possível”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio 96 FM, de Natal, na última quinta-feira, 15 de agosto.
“E lá tem a figura nova do Pablo Marçal, que fala muito bem, é uma pessoa inteligente, tem as suas virtudes. Não tem experiência, mas faz parte”, acrescentou.
Bolsonaro confessou que seu candidato a prefeito de São Paulo era o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP).
“Eu queria para a prefeitura o Ricardo Salles, e foi uma queda de braço até o momento que o Valdemar [Costa Neto] ganhou”, afirmou.
Bolsonaristas preferem Nunes ou Marçal?
Embora Bolsonaro tenha declarado apoio à candidatura de Nunes, o número de eleitores que apoiaram o ex-presidente e o governador de São Paulo nas eleições de 2022 e agora planejam votar em Pablo Marçal avançou em agosto.
Segundo o Instituto Datafolha, o ex-coach tem 29% das intenções de voto entre os eleitores bolsonaristas, ante 22% no levantamento anterior, realizado em julho.
Já o prefeito Ricardo Nunes viu o apoio dos eleitores bolsonaristas oscilar negativamente no mês, passando de 42% para 38%.
Considerando apenas os eleitores do ex-presidente, a diferença entre o prefeito e o ex-coach caiu de 20 para 9 pontos.