Belezas da Paraíba são destaque no Feirão Nacional de Turismo

  • 25 de agosto de 2024

Belas praias, o friozinho da serra, além de uma gastronomia rica, um povo acolhedor e imersão na cultura popular são atrativos que colocam a Paraíba em evidência atualmente no turismo. Para divulgar o destino e incentivar que os paraibanos conheçam a própria terra, as 23 rotas turísticas que existem no estado foram destaque no 1º Feirão de Turismo “Conheça o Brasil”, realizado de forma presencial neste sábado (24),na PBTur, em João Pessoa, e on-line até a segunda-feira (26). 

Sete agências de viagens receptivas e emissivas expuseram seus produtos para turistas e também moradores da cidade que aproveitaram descontos exclusivos de até 45%. O evento ocorreu de forma simultânea em mais 12 cidades do Brasil com intuito de incentivar o turismo pelo país e movimentar as vendas no período de baixa estação.  

Em entrevista ao, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Marília Patriota, avaliou como positivo o primeiro Feirão e que serviu de vitrine para as próximas edições para aquecer as vendas de pacotes turísticos em períodos de baixa temporada. 

“Para o destino Paraíba, o Sebrae trouxe expositores dos roteiros do interior do estado e os turistas que já estão em João Pessoa puderam conferir e foram conduzidos para agências de turismo receptivo. Para as agências de turismo de emissão de pacotes também conseguiram fechar negócios para destinos como Gramado, Belo Horizonte e cidades históricas, Salvador, que ainda são destinos mais procurados como também São Paulo e Aparecida do Norte”, afirmou.

Marília frisou ainda que para evitar golpes e fraudes é necessário que os turistas só comprem seus pacotes de viagens em empresas certificadas. “Houve um edital de chamamento das empresas de turismo e sete foram aprovadas para estar no Feirão do Turismo. As empresas só poderiam estar presentes no evento se estivesse regulamentadas e um dos primeiros itens obrigatórios que toda população antes de comprar um pacote turístico deve ficar atenta é se a empresa está regulamentada e registrada no Cadastur, que é o cadastro único junto ao Governo Federal”, finalizou a presidente.

Turismo com identidade territorial e cultural na Paraíba

Além de todo o litoral de João Pessoa e das praias das regiões Norte e Sul do estado, só no interior da Paraíba são 23 roteiros turísticos em 12 regiões do mapa da regionalização do turismo foram contempladas com a divulgação e venda de pacotes no Feirão de Turismo. Na região do Brejo e parte de Agreste paraibano têm a Rota das Flores, Trilha Quilombola Barro à Chita, Encantos da Serra da Borborema, Culturando Serras e Cultura do Brejo, Rota do Pavão Misterioso e Rota Saúde e Bem Estar.

No Cariri o turista pode conferir a Rota do Couro, Aventura na Serra e Rota do Cariri Cultural. No Vale do Paraíba tem a Rota das Uvas. A Rota dos Festejos Juninos, Rota de Cicloturismo, Vale dos Dinossauros, Trilha de Longo Curso e Rota Gastronômica fazem parte do Vale dos Sertões. Caminhos das Paixões e Rota dos Cactos no Curimataú e tem também os Caminhos do Seridó. Além da região do Litoral com a Rota das Falésias, Rota Terra dos Potiguar e Rota Ateliê, e os Encantos do Rio Paraíba e Rota Caminhos da Tradição da Rota Sanhauá. 

“Às vezes os paraibanos e pessoas que moram na Paraíba não conhecem o estado e o que temos no interior é de arrepiar, singular, inusitado e contempla experiências únicas com enriquecimento da cultura do lugar dos seus valores e saberes. É um turismo criativo e colaborativo onde tudo que tem no território é contemplado e com sua identidade territorial e cultural”, detalhou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Regina Amorim. 

Entre os destinos do interior paraibano, a gestora citou o roteiro “Caminhos da Paixão” que foi transformado a partir da encenação da “Paixão de Cristo” é apresentado apenas na Semana Santa, em um roteiro que pode ser feito o ano inteiro, por meio das agências de turismo receptivas que atuam no estado. 

Da mesma forma acontece com a Rota dos Festejos Juninos que engloba as cidade de Patos, São Mamede, Santa Luzia que está sendo ampliado para mais quatro municípios do Sertão paraibano. 

“Os festejos juninos podem ocorrer o ano inteiro, por meio das agências de turismo receptivo, pois tudo para fazer um festejo junino como pertencimento já está no território, O tRio de forró pé de serra, a costureira que faz as roupas customizadas, a quadrilha junina, a comida, a decoração e para quem gosta pode visitar a Paraíba que vai ter os festejos juninos o ano inteiro”.

Compartilhe

Comente