Na Ucrânia, Luciano Huck relata noite tensa sob bombas e expõe crítica a Lula
- 27 de agosto de 2024
Luciano Huck entrevistou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no dia que precedeu os bombardeios no país durante a madrugada desta terça (27). O apresentador da Globo descreveu como foi acordar no meio da noite e ir às pressas para um abrigo antiaéreo, no subsolo –divulgando um trecho da conversa que teve com o político. Zelensky fez críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O marido de Angélica entrevistou Zelensky para um documentário que vai ser exibido no Globoplay, mas decidiu liberar trechos por conta do ataque feito pela Rússia. Segundo o comediante que se tornou chefe do Executivo, 81 drones, mísseis de cruzeiro e balísticos atingiram uma região do país durante a madrugada. Ao menos quatro pessoas morreram e 16 ficaram feridas.
“Os alarmes agudos soaram a partir das 3h. Sirenes nas ruas, alertas no celular, chamados nos alto-falantes do hotel, o alerta veio de todos os lados. Parecia um filme, mas era vida real”, contou Huck em um texto publicado pela manhã no jornal O Globo.
Zelensky disse ao apresentador que tem um plano para a paz entre a Rússia e a Ucrânia. “Não posso dividir agora os detalhes, mas farei isso em breve. Nós sabemos o que é preciso. Temos um plano de paz, que pretendo apresentar até novembro. Mas a pergunta que fica é: os russos concordarão?”, indagou.
Ele também criticou a decisão de Lula em não tomar partido abertamente na guerra e afirmar neutralidade. “Isso é apenas retórica política. Não é uma fala honesta. Não é honesta nem conosco nem com o povo brasileiro. Porque todo mundo sabe quem iniciou essa guerra”, disparou.
“A equipe dele trouxe uma resolução para nós, antes do ‘encontro pela paz’ que organizamos, mas o Brasil não quis vir, o presidente Lula não quis vir. Foi uma pena. Eu me reuni com o time dele algumas vezes, mas até agora eles não se uniram a nós na busca de uma solução”, acrescentou Zelensky.
Eu entendo apenas propostas concretas e honestas. Eu falo pelas nossas vítimas, pelos nossos mortos. Então, se você quer nos ajudar a parar a guerra, ou nos ajudar a fazer com que o Putin pare com a guerra, nós temos que nos unir.
Huck foi à Ucrânia para apurar de perto a cobertura da guerra contra a Rússia. O apresentador abordou temas como família, rotina do presidente, saúde mental, o passado de Zelensky nos palcos e na TV, e também falou sobre o judaísmo. Os detalhes da viagem vão se tornar o documentário do Globoplay, ainda sem data de estreia.