Paraíba registrou quase 10.500 tentativas de fraudes contra consumidores

  • 28 de agosto de 2024

No mês de abril foram evitadas 165.986 tentativas de fraude no Nordeste, sendo 10.497 na Paraíba, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Na região, o maior número de tentativas ocorreu no estado da Bahia, com 46.663 tentativas registradas e frustradas em virtude tecnologias combinadas de segurança que incluem: Verificação Cadastral, Verificação Biométrica, Documentoscopia e Verificação de Dispositivos. 

No país, foram contabilizadas 849.634 tentativas de fraude evitadas por camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança, em que 64,2% foram identificadas inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 29,7% foram detectados padrões fraudulentos associados a veracidade dos documentos e a validação biométrica dos clientes e em 6,0% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos como ser associados a fraude previamente. 

O volume representa aumento de 5,9% em comparação com o mesmo período de 2023.

“Implementar uma estratégia de prevenção à fraude em camadas é essencial para proteger a integridade e a segurança das operações, pois cada uma adiciona uma barreira adicional contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Além disso, essa abordagem em camadas permite uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica”, explica o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

“Bancos e Cartões” foi o setor em que as fraudes mais ocorreram (48,5%) e “Telefonia” o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em abril (35,5%).

Sul e Sudeste na mira dos fraudadores 

Em abril, os estados que mais concentraram as tentativas de fraude de identidade e dispositivo foram do Sul e Sudeste. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve aumento em todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com o maior (12,3%) e Espírito Santo com o menor (2,4%). 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:  

• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.

Empresas:  

• Invista em métodos de prevenção à fraude em camadas para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa. Adicione barreiras adicionais contra atividades fraudulentas, tornando mais difícil para os fraudadores explorarem vulnerabilidades. Permita uma detecção e resposta mais rápidas a possíveis ameaças, minimizando os impactos financeiros e reputacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;

• Faça a análise de compras: invista em camadas preventivas antifraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários;

• Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;

• Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

VITRINE DO CARIRI

Com Pauta Real

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