Lira joga contra a oposição, diz Marcel van Hattem
- 17 de setembro de 2024
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que cogita se lançar candidato à presidência da Câmara dos Deputados, afirmou que o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), articulou a derrota da oposição em votações relevantes durante os últimos anos de seu mandato.“Votações importantes que a direita perdeu, foi por obra e articulação de Arthur Lira”, afirmou em entrevista.
O parlamentar cita o voto impresso como uma das pautas ‘implodidas’ pela articulação do alagoano. Mas também elenca “a falta de compromisso com pautas como a volta da prisão após condenação em segunda instância”.
O gaúcho também elenca como ponto problemático na conduta do atual presidente suposta omissão sobre as defesas das prerrogativas dos parlamentares. “Em nenhum momento ele condenou o abuso de autoridade do Supremo Tribunal Federal cometido contra o líder da oposição, Carlos Jordy”.
Candidato
Como mostramos, Van Hattem considera se candidatar à presidência da Câmara e é otimista sobre as chances da oposição de emplacar candidato vitorioso. Segundo ele, as discussões para consolidar sua candidatura já foram iniciadas dentro do partido, embora ressalte que “o martelo não foi batido” sobre o tema.
“Conversamos sobre isso na bancada, mas ainda não avançamos. Contudo, se o PL apresentar um nome, daremos preferência”, explicou Van Hattem.
O deputado gaúcho mantém o otimismo quanto às chances da oposição de consolidar a indicação do sucessor de Arthur Lira (PP-AL). “A oposição tem chances, sim. Em uma eleição com quatro candidatos e contando com 130 [membros da oposição], há uma grande probabilidade de irmos para o segundo turno”.
Van Hattem também observa que a insatisfação com a condução dos trabalhos na Casa pode enfraquecer o candidato apoiado pelo atual presidente. “Não sei exatamente como estão as discussões dentro do PL. O que percebo, pela fala de meus colegas deputados, é um descontentamento em relação aos acordos firmados pela atual mesa diretora”, completou.