Diretor de programação se demite do SBT em reforma de filha de Silvio Santos

  • 1 de outubro de 2024

O SBT anunciou nesta segunda (30) a saída de Murilo Fraga do posto de diretor de planejamento de programação, cargo que ocupou em 15 dos seus 38 anos na emissora. A decisão, de acordo com Fraga e comunicado do SBT, partiu do profissional. “Eu decidi parar, tomei essa decisão nas férias. Cheguei à conclusão que não queria continuar [no SBT], não estava feliz”, disse.

A saída do profissional de programação ocorre em meio a um processo de renovação da emissora liderado por Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos. A reportagem apurou que o SBT já estava buscando no mercado um substituto para o cargo. Lauro Lissoni, responsável pela grade da afiliada Rede Massa, é um dos candidatos.

Fraga começou no SBT em 1981 e sempre trabalhou com programação de TV. Ele faz parte de uma geração de executivos que perdeu espaço no SBT com a chegada de Daniela Beyruti ao comando, no ano passado. Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico e de criação desde 2010, foi o primeiro a deixar a emissora, há um ano.

Em comunicado enviado, a Comunicação do SBT afirmou que a saída aconteceu em comum acordo. “Murilo Fraga deixa o canal nesta segunda-feira, a pedido próprio, para um período de desafios e projetos pessoais”, divulgou a emissora.

“Expressamos nossa profunda gratidão pela dedicação, profissionalismo e comprometimento de Murilo Fraga durante os 38 anos de sua carreira, ajudando a consolidar o sucesso da emissora”, completaram na nota.

Murilo Fraga foi contratado como coordenador de geração e coordenador de programação, mas só assumiu a gerência da programação em 1996. Ele deixou o SBT entre 2004 e 2009, quando foi para a Band. Depois, retornou à emissora de Silvio Santos.

Um diretor de planejamento de programação é responsável pelo planejamento e estratégia da geradora e regionais, administração e análise de filmes, séries, novelas e desenhos, tráfego, exibição, criação visual e chamadas.

Crise no SBT

O SBT enfrenta a pior crise de audiência da história. A pressão por números mais altos foi a responsável por modificações bruscas tanto na programação quanto na equipe. A inauguração da nova grade da emissora, em 11 de março, afugentou os telespectadores fiéis. Um levantamento feito aponta uma diminuição de tempo do público que vê o SBT desde 2023.

Atrações como o Chega Mais e Tá na Hora, transmitidas diariamente, enfrentam cortes internos e também mudanças de horário. A estreia de A Caverna Encantada, principal produto de entretenimento, também não rende bons frutos e até passou por testes na programação vespertina para uma possível realocação do folhetim para a tarde –a ideia não funcionou.

Para fechar o ano no azul, a emissora tem promovido cortes e reformulado a direção. Daniela Beyruti dispensou funcionários antigos e colocou novos nomes no lugar. A presidente do SBT quer renovação em todos os sentidos e, para isso, precisa de novas estratégias.

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