Corinthians corre risco de não disputar a Copa do Brasil em 2025; veja cenários

  • 22 de outubro de 2024

Eliminado na semifinal da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, em 2024 para o Flamengo, o Corinthians agora corre o risco de não disputar a competição mata-mata na próxima temporada.

Lutando contra o rebaixamento no Brasileirão, o Corinthians ainda tem dois caminhos para garantir uma vaga pela Copa do Brasil 2025. Um deles, no entanto, é praticamente improvável dada a situação do time no Campeonato Brasileiro.

  • Ser campeão da Sul-Americana: se vencer o torneio continental, o Corinthians se garante na próxima edição da Libertadores. Com isso, o clube automaticamente asseguraria uma vaga na Copa do Brasil de 2025.
  • Ficar entre os 6 primeiros do Brasileirão: essa possibilidade é muito difícil, praticamente inviável, mas matematicamente ainda dá para sonhar. Terminando em sexto, o Timão se classificaria à Libertadores e também iria para a Copa do Brasil.

Atualmente, o Corinthians tem a 17ª posição no Campeonato Brasileiro, com 32 pontos. São 17 de diferença para o Internacional, que tem 49 pontos e é o sexto colocado.

Com oito rodadas a disputar, o Timão pode somar no máximo mais 24 pontos. Ou seja, neste cenário o Timão precisaria ter um aproveitamento quase perfeito e uma série de combinação de resultados envolvendo os times na disputa pelo G6.

Na Sul-Americana, o caminho é mais curto e ‘possível’. O Timão enfrenta o Racing-ARG em dois confrontos na semifinal e, caso avance, enfrentará o vencedor de Lanús x Cruzeiro na decisão, em jogo único.

O drama do Corinthians acontece por causa de uma mudança no regulamento feita em 2022. A CBF excluiu o Ranking Nacional de Clubes (RNC), que era o parâmetro para dar vagas à Copa do Brasil. Esse modelo foi substituído pelo desempenho nos estaduais.

A FPF (Federação Paulista de Futebol), por exemplo, tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, e quatro delas são destinadas aos semifinalistas do Paulistão. Na edição de 2024, o Timão foi eliminado ainda na primeira fase.

Compartilhe

Comente