Com tramas inéditas, Record já levantou audiência do horário nobre em quase 40%
- 6 de novembro de 2024
A Record levou cerca de oito meses para recuperar a audiência perdida com a reprise de Jezabel no horário nobre. Com três produções inéditas em seguida, a emissora já voltou ao patamar de novembro do ano passado, quando exibia a reta final da nona temporada de Reis –é um crescimento de cerca de 40% na média.
De acordo com dados obtidos junto a fontes do mercado, Força de Mulher elevou a audiência na faixa em pouco mais de 8% em relação a A Rainha da Pérsia. Atualmente, o folhetim turco está com 6,6 pontos de média e em curva de ascensão –com o recorde de 9,4 pontos registrados em 29 de outubro.
A história de Ester (Nathalia Florentino) também conseguiu driblar o cansaço do público com as tramas bíblicas e teve um salto de 10,9% em relação à 11ª temporada de Reis –A Divisão, exibida entre 21 de maio e 14 de junho.
A série escrita por Cristiane Cardoso, diretora de Dramaturgia e filha de Edir Macedo, já havia elevado os índices em 17,2% sobre Jezabel. Como a reportagem revelou na época, a produção protagonizada por Lidi Lisboa serviu para tapar buraco durante as férias de verão –período em que tradicionalmente há uma fuga de público da TV aberta.
Com 4,8 pontos de média, Jezabel afastou um de cada cinco telespectadores do horário nobre da Record. A decisão de reexibi-la foi bastante questionada, já que a trama não havia feito sucesso sequer em sua transmissão original.
Reprise? Não tão cedo
Atualmente, a Record vive uma boa fase no Ibope, especialmente com os bons resultados de Força da Mulher. A novela turca já ajudou até mesmo a reprise de Gênesis –exibida três vezes em pouco mais de três anos– a ampliar o seu público.
Com os bons números, a Record até já informou que vai dar seguimento à história de Bahar (Özge Özpirinçci) nas próximas semanas, emendando a segunda temporada no fim da primeira. A expectativa é das melhores, já que há uma boa frente de capítulos, o que evitaria mais uma reprise para tapar buraco no horário nobre.
Além disso, ainda há novas temporadas de Reis inteiramente gravadas e até já disponibilizadas no Univer Video, que é o serviço de streaming mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus. Se necessário, também é possível recorrer ao spin-off de A Rainha da Pérsia (2024) –que leva o nome do profeta Neemias, vivido por Mário Bregieira.
Ainda está em produção a trama Paulo, O Apóstolo, que vai ser exibida em formato de temporada, assim como acontece com Reis.