Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica em Monteiro é destaque em revista
- 13 de novembro de 2024
A 9ª edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS foi lançada no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (07/11), durante a palestra “20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, conduzida por Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
Neste evento o Farmacêutico e idealizador do projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na atenção básica à saúde integrado à rede de atenção em Monteiro, Francisco Xavier Nery Guimarães, abordou com maestria o tema e levou conhecimento para jovens profissionais da saúde, destacando a importância de um serviço como esse, com foco em atender pacientes com múltiplas condições crônicas e polifarmácia, dando a eles uma qualidade de vida e a orientação e uso do medicamento da forma correta.
O projeto técnico teve início no segundo semestre de 2022, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e (Ministério da Saúde MS). A conscientização dos gestores e da equipe de saúde foi realizada por meio de reuniões. O farmacêutico dedicou 20% de sua carga de trabalho ao atendimento clínico na UBS VIII, UBS IX e CEMAM. A seleção dos pacientes priorizou aqueles com doenças crônicas não controladas e polifarmácia. As consultas foram agendadas por meio de busca ativa, demanda espontânea e encaminhamentos.
O projeto resultou em 82 consultas, sendo 64 primeiras consultas e 18 retornos, predominantemente pacientes com idade entre 40 e 80 anos e com ensino fundamental incompleto. A análise revelou uma alta prevalência de Problemas Relacionados à Farmacoterapia (PRF), sendo 36% relacionados à necessidade, 25% à efetividade, 25% à adesão e 14% à segurança. As intervenções mais comuns foram orientação e aconselhamento (62%), seguidas de encaminhamento para outros profissionais (13%) e ajustes na farmacoterapia (10%). As principais queixas foram hipertensão, diabetes tipo II e dislipidemia. Observou-se que, após as primeiras consultas, os pacientes demonstraram melhora no controle de suas condições de saúde.
Para o Farmacêutico e idealizador do projeto, Francisco Xavier Nery Guimarães, A implantação da assistência farmacêutica em Monteiro demonstrou eficácia no manejo das DCNT e na resolução de FRPs, melhorando o controle das condições de saúde dos pacientes. Este trabalho destaca a importância do farmacêutico no cuidado centrado no paciente e sua integração com a equipe de saúde. A abordagem inovadora contribui para a prática farmacêutica e sugere que pesquisas futuras explorem a aplicação desse modelo em diferentes contextos regionais e sua sustentabilidade a longo prazo.
Para saber mais sobre a revista, acesse o link: https://admin.cff.org.br/src/uploads/publicacao/arquivo/d43db142f12edbdfed3632bd8c428d182a0975c2.pdf