Gabi Melim relata terror ao ficar com rosto paralisado: ‘Muito medo’
- 9 de dezembro de 2024
A cantora Gabi Melim desabafou após receber o diagnóstico de paralisia de Bell, que deixou uma parte do rosto dela sem movimento. Em tratamento, a artista comentou sobre a reação que teve ao perceber que havia algum problema em sua face. “Deu muito medo”, admitiu.
Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record, a famosa desabafou sobre a condição e explicou que está passando por fisioterapia para se recuperar totalmente.
“Comecei a sentir um gosto metalizado quando estava bebendo água, meu rosto começou a paralisar. Meu olho não estava fechando muito bem, minha cara congelando, fizemos exames para poder descartar AVC. Eu saí com esse diagnóstico, deu muito medo, tem horas que baixa minha energia, fico triste”.
Quando o Justin Bieber teve foi por causa da herpes, é diferente da causa que eu fui diagnosticada, mas era o único contato que eu tinha tido com essa doença. Eu fui pesquisar na internet, e o médico falou: ‘Não fica pesquisando coisa na internet’.
“Não sinto aquele prazer comendo, para dormir também incomoda bastante. É muito importante lubrificar a vista. Já senti que em uma semana comecei a mexer um pouquinho o músculo de cá, não piorei, acredito que é só melhorar daqui para frente”, continuou a cantora.
Após o susto, Gabi destacou que pretende viver a vida de uma maneira mais leve, já que o episódio de paralisia aconteceu justamente após uma crise de ansiedade. “Aprendi a não levar tudo com tanto peso na vida. Espero estar 100% recuperada em breve, quero voltar aos palcos e cantar sobre esse meu momento novo”, completou.
O que é paralisia de Bell?
Segundo o psiquiatra Luiz Scocca, a paralisia de Bell costuma estar associada à reativação de quadros de viroses e, indiretamente, a episódios de estresse, que resultam no enfraquecimento do sistema imunológico.
O especialista da USP (Universidade de São Paulo) explicou como o quadro costuma se manifestar nos pacientes. Ele destaca ainda a importância de acompanhamento com profissionais da saúde, incluindo a ajuda psicológica.
“A paralisia de Bell é uma condição que é abordada pela neurologia, é caracterizada por uma fraqueza ou por paralisia temporária dos músculos do rosto. Muitas vezes ocorre por conta de uma inflamação do nervo facial, aquele que controla os movimentos faciais.”
As suas causas mais importantes não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que estejam associadas a reativações de viroses do passado, essa talvez seja a maior causa da paralisia de Bell. Por exemplo, a herpes labial, mas também a varicela-zóster, a da catapora. Elas podem contribuir com essa reativação e resultar na paralisia.
“A gente não sabe se a ansiedade por si só causa a paralisia de Bell. Não é o que se acredita, mas, com certeza, pode ser uma causa indireta, já que o estresse enfraquece o sistema imunológico”, acrescentou.