Entenda por que o Corinthians deve ter atuação discreta no mercado por reforços para 2025
- 16 de dezembro de 2024
O Corinthians planeja contratar até quatro reforços para a próxima temporada. O número é bem menor que a atuação do clube nas últimas duas janelas de transferências, quando chegou aos 20 reforços.
A explicação para uma presença mais discreta no mercado se deve por dois pontos principais: as contratações assertivas feitas no meio de 2024 e a prioridade em manter o máximo possível do atual elenco.
O meio-campista Paul Pogba, que causou grande repercussão entre os torcedores na última semana, segundo apuração, não faz parte dos planos neste momento.
A reformulação proposta por Augusto Melo ao assumir a presidência do Corinthians em janeiro aconteceu no decorrer da temporada, com chegadas e partidas inesperadas.
O Timão fechou 2024 com 20 reforços contratados e 13 saídas – entre elas dos ídolos Cássio e Paulinho. Foram mais de R$ 160 milhões investidos e o aumento da dívida do clube para R$ 2,4 bilhões.
Reforços no meio do ano
Um dos principais motivos de o Corinthians ser mais discreto na janela de transferências é pelo aumento de contratações que deram resultado, principalmente no meio deste ano.
Dos nove reforços contratados na última janela, quatro deles tornaram-se titulares absolutos e são considerados determinantes para a arrancada rumo à vaga na Libertadores.
O goleiro Hugo Souza, o zagueiro André Ramalho, o meio-campista André Carrillo, além do atacante Memphis Depay, rapidamente se adaptaram e mudaram o patamar do atual elenco.
Além deles, José Martinez e Alex Santana também chegaram no meio do ano e foram elogiados pela comissão técnica liderada por Ramón Díaz.
Pela alto índice de acerto nessas contratações, a direção alvinegra entende que conseguiu antecipar a busca por jogadores no planejamento para 2025.
Manutenção do elenco
A grande prioridade é manter os principais jogadores. O Corinthians entende que pode acabar sofrendo com a saída de alguns atletas, mas o objetivo é evitar que titulares saiam.
Yuri Alberto, que marcou 31 gols e terminou o ano em alta, é o principal nome que a direção trabalha para manter em 2025. Apesar do jogador ter declarado que permanece, a direção espera pela chegada de ofertas de times europeus.
Fabinho Soldado, executivo de futebol, trabalha pelas renovações de três jogadores: André Carrillo foi o primeiro e agora fica até o meio de 2026; Romero, que tem contrato até o fim do ano, e Talles Magno, com vínculo até o meio da próxima temporada, seguem negociando.
Por isso, a chegada de mais reforços, além dos que estão dentro do planejamento da direção, depende da saída de outros jogadores.
O Corinthians trabalha a chegada de quatro jogadores: um zagueiro, um lateral-esquerdo, um meio-campista de criação e um atacante.