A escolha do PT para integrar a Mesa Diretora da Câmara em 2025
- 20 de dezembro de 2024
O PT decidiu indicar o deputado Carlos Veras, de Pernambuco, para representar o partido na Mesa Diretora da Câmara a partir de fevereiro de 2025, quando serão eleitos os novos membros. Ele foi escolhido pela legenda nesta quarta-feira, mas só assume após as eleições internas da Casa.
Veras está em seu segundo mandato como deputado federal. Agricultor e ligado ao movimento sindical, foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em seu estado, entre 2012 e 2015, e da Associação Rural de Poço de Dantas. Também comandou a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara em 2021 e 2022. Atualmente é vice-líder do PT na Casa e coordenador da bancada de Pernambuco.
O parlamentar foi um dos nomes cotados para ser vice na chapa de João Campos (PSB), em Recife, nas eleições municipais deste ano, mas foi preterido por Victor Marques (PCdoB), ex-chefe de gabinete e braço-direito do prefeito.
A Mesa Diretora é responsável pela organização dos trabalhos legislativos e administração da Câmara. Ela é composta por onze membros, incluindo o presidente, dois vices, quatro secretários e quatro suplentes, eleitos pelos deputados e com mandato de dois anos.
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) deve ser o sucessor de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa a partir de fevereiro. Atualmente o PT ocupa Segunda Secretaria da Mesa, com a deputada Maria do Rosário (RS). Na prática, quanto maior a bancada do partido, melhor o cargo. O PT tem atualmente a segunda maior bancada da Câmara, atrás apenas do PL de Jair Bolsonaro. Veja a composição atual da Mesa Diretora:
- Presidência: Arthur Lira (PP-AL)
- 1º Vice: Marcos Pereira (Republicanos)
- 2º Vice: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- 1ª Secretaria: Luciano Bivar (União-PE)
- 2ª Secretaria: Maria do Rosário (PT-RS)
- 3ª Secretaria: Julio Cesar (PSD-PI)
- 4ª Secretaria: Lucio Mosquini (MDB-RO)
- Suplentes: Gilberto Nascimento (PSD-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS), André Ferreira (PL-PE).