Mercado da bola 2025: veja lista de jogadores internacionais sem clube

  • 15 de janeiro de 2025

O ano começou com grandes contratações ao redor do mundo. Entretanto, para alguns jogadores do cenário internacional as primeiras semanas de 2025 ainda não trouxeram respostas sobre o futuro. Keylor Navas, Sergio Ramos, Dele Alli e Diego Costa são alguns atletas que estão livres no mercado para assinar com qualquer clube.

Keylor Navas, goleiro

O antigo goleiro do Real Madrid completou 38 anos em dezembro, quando já estava há cinco meses sem contrato com nenhuma equipe. O último clube que defendeu foi o Nottingham Forest, em um empréstimo do Paris Saint-Germain.

Keylor Navas Metz x PSG — Foto: Benoit Tessier/Reuters

Keylor Navas Metz x PSG — Foto: Benoit Tessier/Reuters

O time francês contratou Navas em 2023, depois de cinco anos vitoriosos do costa-riquenho no Real Madrid. A carreira do goleiro também conta com passagens por Saprissa, Albacete e Levante, além de 114 jogos pela seleção da Costa Rica.

Na prateleira de troféus, Keylor Navas coleciona três Champions League, quatro Mundiais de Clubes, uma LaLiga, três Campeonatos Franceses, uma Supercopa da Espanha, entre outros títulos.

Dele Alli, meia

O inglês é mais um que entrou na barca dos jogadores sem clube em julho de 2024. Alli surgiu como uma promessa da Inglaterra pelos bons desempenhos no MK Dons, atualmente na Quarta Divisão. Ele foi comprado pelo Tottenham em 2015 e defendeu o time londrino por sete temporadas.

Dele Alli Tottenham — Foto: Getty Images

Dele Alli Tottenham — Foto: Getty Images

Apesar do potencial, o meia não conseguiu ter consistência em alto nível e viveu altos e baixos que o levaram a deixar o Tottenham em 2022 rumo ao Everton. Lá foi emprestado ao Besiktas e em seguida não teve o contrato renovado. Alli também chegou a integrar a seleção inglesa em 37 jogos e marcou três gols.

A imprensa italiana garante que Dele Alli tem participado dos treinamentos do Como para ser avaliado pelo técnico Cesc Fàbregas. O bom desempenho nas atividades seria a chave para uma contratação sem custos ainda nesta janela de transferências.

Diego Costa, centroavante

As últimas atuações do atacante espanhol antes de ficar sem clube foram no Brasil. Diego voltou ao Campeonato Brasileiro em 2023 para defender o Botafogo e se encaminhou para o Grêmio poucos meses depois. O contrato com o time gaúcho se encerrou no primeiro dia de 2025.

Diego Costa faz terceiro gol do Grêmio na vitória sobre o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Diego Costa faz terceiro gol do Grêmio na vitória sobre o Flamengo — Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Mas a primeira aparição em clubes brasileiros foi em 2021 no Atlético-MG, clube em que teve as últimas conquistas nacionais da carreira – um Brasileiro e uma Copa do Brasil.

Aos 37 anos, o ex-centroavante da seleção da Espanha viveu o auge da carreira no Chelsea e no Atlético de Madrid, mas também passou por Wolverhampton, Braga, Valladolid e Rayo Vallecano.

Óscar Romero, meia

Assim como Diego Costa, Romero ficou livre no mercado no primeiro dia de 2025. O jogador paraguaio não teve contrato renovado com o Botafogo, depois de um ano de vínculo. Apesar de uma passagem sem muito brilho com 27 jogos, um gol e cinco assistências, Óscar participou da conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024.

Óscar Romero na final da Libertadores, entre Botafogo x Atlético-MG — Foto: Pool Pelaez Burga/Eurasia Sport Images/Getty Images

Óscar Romero na final da Libertadores, entre Botafogo x Atlético-MG — Foto: Pool Pelaez Burga/Eurasia Sport Images/Getty Images

Romero tem 32 anos e se destacou no futebol argentino. As passagens pelo Racing, San Lorenzo e Boca Juniors renderam troféus da Supercopa, da Copa da Liga e do Campeonato da Argentina.

Sergio Ramos, zagueiro

O defensor que fez história no Real Madrid foi para o Sevilha em 2023 e dava indícios de encerrar a carreira por lá, já que foi o clube em que ele surgiu no futebol. Entretanto, em julho do ano passado o vínculo não foi renovado, Ramos não pendurou as chuteiras e está sem time desde então.

Sergio Ramos tem contrato com o Sevilla até o fim da temporada — Foto: Getty Images

Sergio Ramos tem contrato com o Sevilla até o fim da temporada — Foto: Getty Images

O zagueiro de 38 anos passou 16 temporadas no Real e marcou o nome na história ao conquistar todos os títulos possíveis, tanto pela equipe quanto pela seleção da Espanha. A última passagem fora do futebol espanhol foi pelo PSG, de 2021 a 2023.

Na última semana, um vídeo de lançamento de uma chuteira agitou as redes sociais. Protagonizado pelo zagueiro, o conteúdo tinha uma música da torcida do Atlético-MG como trilha sonora e criou esperanças por uma contratação.

Rafinha Alcântara, meia

O meia de cidadania brasileira e espanhola ficou livre no mercado desde que não renovou com o Al-Arabi, do Catar, em julho do ano passado. Antes de se transferir para a Ásia, Rafinha teve uma longa carreira na Europa.

Rafinha Alcântara em ação pelo Al-Arabi, do Catar — Foto: Simon Holmes/Getty Images

Rafinha Alcântara em ação pelo Al-Arabi, do Catar — Foto: Simon Holmes/Getty Images

O filho de Mazinho começou nas categorias de base do Barcelona, chegou à equipe profissional catalã e defendeu por empréstimo o Celta e a Inter de Milão. Em 2020, assinou com o PSG, vínculo que também lhe rendeu cinco meses emprestado ao Real Sociedad.

As maiores conquistas da carreira foram com o Barça, sendo três Campeonatos Espanhóis, cinco Copas do Rei, três Supercopas da Espanha e uma Champions League. Rafinha também tem uma medalha de ouro alcançada com o Brasil nas Olimpíadas de 2016.

Eduardo Vargas, centroavante

Depois de duas finais perdidas seguidas com o Atlético-MG na Libertadores e na Copa do Brasil, Vargas não teve o vínculo renovado e também ficou livre no mercado no primeiro dia de 2025. O atacante de 35 anos estava no clube brasileiro desde 2020, na segunda passagem pelo país – em 2013 ele foi emprestado pelo Napoli ao Grêmio.

Vargas comemora gol do Atlético-MG contra o Botafogo, na decisão da Libertadores — Foto: Reuters

Vargas comemora gol do Atlético-MG contra o Botafogo, na decisão da Libertadores — Foto: Reuters

Além do time italiano e dos brasileiros, Vargas passou por Cobreloa, Universidad de Chile, Valencia, Queens Park Rangers, Hoffenheim e Tigres. A carreira do centroavante também é marcada pelas atuações pela seleção do Chile, com 118 jogos disputados e 45 gols feitos.

Aliás, ele conquistou duas Copas Américas com a equipe nacional (2015 e 2016) e foi artilheiro em ambas edições.

Compartilhe

Comente