MONTEIRO: Bem-estar: 503 Animais são castrados no segundo semestre de 2024 em Monteiro as ações da Vigilância em Saúde
- 17 de janeiro de 2025
O Centro de Castração de cães e gatos disponibilizado pela Prefeitura de Monteiro, por meio da Vigilância em Saúde, atendeu 503 animais sem raça definida ao longo do segundo semestre de 2024. Os procedimentos estão sendo feitos na própria unidade, que é completamente adaptada para as cirurgias e já realizou diversos mutirões de castração no município.
Os atendimentos começaram de julho a dezembro do ano passado e de acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Silvana Silva, as ações de castração tem um importante papel social. “Quando falamos em 503 castrações não são apenas números. São vidas em que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade e que têm nesta ação uma chance de viver melhor e também onde tutores encontraram no nosso programa uma porta aberta para cuidar ainda mais de seus animais”.
Silvana ainda destaca que a castração evita a proliferação de zoonoses: “com essas castrações conseguiremos diminuir a superpopulação de animais no nosso município e assim evitar também que disseminem doenças. Esta é uma ação que já está mudando o cenário de Monteiro.”
Para utilizar o serviço do Centro de Castração de cães e gatos disponibilizado pela Secretaria de Saúde, os tutores que tiverem interesse em ter seus cães e gatos castrados pelo programa realizaram um cadastramento prévio por meio de um formulário disponibilizado no Setor de Vigilância em Saúde. As solicitações são analisadas pela equipe que agenda os exames e as cirurgias.
“Cuidar dos nossos cães e gatos em situação de rua, conscientizar sobre o abandono, realizar o controle da população é saúde pública. Através da ação de castração, iremos promover o bem-estar dos animais em Monteiro, educar a população a respeito das questões que envolvem os pets e promover o bem estar social”, informou Fabiana Ferreira, secretária municipal de Saúde.
Mutirão de Castrações
O mutirão de castração é gratuito. Ajuda principalmente a população de baixa renda a ter a possibilidade de castrar seu animal de estimação. Essa ação é importante, pois evita que esses animais cruzem e seus filhotes sejam abandonados.
Outra ação importante disponibilizada pela Vigilância em Saúde que é concomitante às castrações é o teste de Leishmaniose que garante uma maior cobertura da saúde dos pets.