Julgamento no TSE é “tempestade em copo d’água”, diz Bolsonaro
- 22 de junho de 2023
Em entrevista à CNN Brasil na noite desta quarta-feira (21), Jair Bolsonaro (foto) chamou de tempestade em copo dágua o julgamento que começará nesta quinta-feira (22) no Tribunal Superior Eleitoral.
Eu não sei por que criar uma tempestade em um copo dágua. Apenas foi conversado com eles [embaixadores] como funcionava o sistema eleitoral, alegou o ex-presidente à emissora.
O TSE vai julgar ação ajuizada pelo PDT por causa da reunião que, em 2022, o então presidente promoveu com embaixadores no Palácio da Alvorada (foto). Naquela ocasião, Bolsonaro repetiu teorias conspiratórias para desacreditar o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.
O partido o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação do governo o encontro com os embaixadores foi transmitido pela TV Brasil. O julgamento da ação pela corte eleitoral pode deixar o ex-presidente inelegível. É quase uma unanimidade que vou perder a ação, disse o ex-presidente à CNN.
Bolsonaro ainda se disse cerceado por não poder divulgar sua defesa (trechos do processo estão sob sigilo) e afirmou que as eleições de 2022 são página virada: Daqui pra frente é outra coisa. Em 2026 teremos uma outra composição no TSE, talvez o pessoal pense diferente.