Desencontro de Lula e Zelensky gera repercussão após reação e alfinetada; veja

  • 21 de maio de 2023

As expectativas da reunião do G7, neste domingo (21), ficaram por conta do possível primeiro encontro entre os chefes de estado do Brasil e da Ucrânia, Lula (PT) e Volodymyr Zelensky. Acontece que, apesar de ambos terem participado do encontro, a primeira reunião oficial entre os países não aconteceu.

Isso porque, a agenda do governo federal brasileiro teria marcado reuniões com diversos outros chefes de estado e ficou com horário limitado para novas conversas. Dessa forma, Lula teria sinalizado com um pequeno espaço na agenda, que não agradou Zelensky, que recusou o convite.

O desencontro, no entanto, teria começado mesmo após o chefe do executivo nacional não cumprimentar o mandatário ucraniano. Na contramão de outros líderes, o petista permaneceu sentado quando o chefe do país europeu chegou à reunião do G7. A atitude chamou a atenção e repercutiu nas redes sociais, com interpretações de que o brasileiro não teria interesse em uma aproximação.

 

Após a reação de Lula e o suposto desentendimento por um espaço na agenda do petista, Zelensky teria demonstrado insatisfação com a postura do chefe do executivo brasileiro. Perguntado durante entrevista coletiva se ele teria ficado decepcionado por não ter havido o encontro com o brasileiro, o ucraniano alfinetou.

Compartilhe

Comente