Secretaria de Saúde de Monteiro alerta sobre importância da vacinação contra a influenza
- 11 de maio de 2023
A Secretaria de Saúde de Monteiro alerta a população sobre a importância da vacinação contra a influenza. O alerta da Secretaria de Saúde ocorre em virtude do aumento do número de casos de sintomas gripais em crianças na Paraíba e ao baixo índice da cobertura vacinal na faixa etária de seis meses a menores de seis anos de idade.
O Governo do Estado informou que pouco menos de 27% das crianças entre seis meses a seis anos de idade foram imunizadas. Só entre março e a primeira semana de maio, mais de 48 mil atendimentos de crianças com sintomas de gripe foram realizados nas unidades de saúde. E dos óbitos ocorridos este ano por Síndrome Respiratória Aguda Grave no Estado, a metade foi de crianças.
Ainda de acordo com o Governo do Estado, entre março e a primeira semana de maio, às unidades de saúde de porta aberta receberam mais de 48 mil casos de crianças com sintomas respiratórios. Apenas na última semana foram realizadas cerca de 60 regulações para internação de crianças com o agravo da doença.
Em Monteiro, a vacinação contra a gripe vai atender também os seguintes grupos prioritários: Crianças de 06 meses a menos de 06 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhadores da saúde; Gestantes e Puérperas; Professores; Povos indígenas; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo; Trabalhadores portuários; População privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa; Idosos com 60 anos ou mais de idade; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
De acordo com o Setor de Imunização, a vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde durante toda a semana. As unidades estarão em funcionamento para a realizar a ação, no horário de segunda a quinta-feira das 07 às 11:00 das 13:30 às 16:30, e na sexta-feira das 07 às 13:00 horas, comunica Raquel Matos, coordenadora do Setor de Imunização.
O Setor de Imunização informa ainda que, assim como nas demais fases de vacinação, todas as medidas de prevenção à propagação do vírus estão sendo tomadas em todas as unidades de saúde, proporcionando um atendimento de qualidade para todos.