Tinder vai implementar verificação em vídeo para conter golpes

  • 26 de abril de 2023

A plataforma de relacionamentos Tinder adicionou um novo mecanismo de segurança para reforçar o sistema de verificação de identidade no serviço. A partir de desta quarta-feira (26), usuários terão que fazer uma “selfie em vídeo” para provar que são eles mesmos por trás de um perfil.

A novidade passa a valer imediatamente e com alcance global para novos cadastrados, membros que voltarem a usar o Tinder depois de um tempo ausentes ou que não trocam a foto de perfil com frequência. Os demais usuários receberão a notificação mais tarde caso queiram ter a identidade confirmada, mas ainda sem um prazo determinado.

A selfie em vídeo é um clipe de curta duração em que o usuário segue orientações da plataforma para fazer certos movimentos e poses. Isso já existe no serviço em forma de fotos estáticas e esse material não pode ser pré-gravado. No novo mecanismo, o vídeo é comparado com outras fotos do seu perfil. A ideia é combater eventuais contas falsas ou materiais produzidos por inteligência artificial (IA).

Mais segurança

A confirmação por selfie em vídeo no Tinder é também uma forma de você ser “verificado” na plataforma de relacionamentos. Ao contrário do Twitter, do Facebook e do Instagram, entretanto, esse ícone não será cobrado e nem traz benefícios algorítmicos, sendo válido apenas por questões de segurança. Nas configurações do aplicativo, será possível também marcar um filtro para receber mensagens apenas de membros que tiveram a foto verificada pelo novo formato.

De acordo com a empresa, pouco menos de 40% de todos os usuários do Tinder já receberam o selo de verificação quando o mecanismo era apenas por foto. Além disso, ter a confirmação aumenta em 10% a chance de um “Match” entre pessoas na faixa de 18 a 25 anos. Além disso, dados de 2023 da companhia mostram que homens completam com maior frequência a verificação do que mulheres, mas sem uma explicação aparente.

Recentemente, o Tinder anunciou também uma nova faixa de assinatura voltada apenas para “pessoas influentes e ricas”.

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