Jornalista de 41 anos acusa Globo de ‘velhofobia’: ‘Podcast é coisa de jovem’

  • 30 de março de 2023

Veruska Donato reforçou as acusações que tinha feito no processo milionário que move contra a Globo em seu depoimento à Justiça. A ex-repórter insistiu que foi vítima de preconceito pela idade. Em 2019, quando tinha 41 anos, ela teria sido barrada de fazer um podcast porque, segundo sua chefia, o formato seria “coisa de jovem”. A jornalista ainda alegou que os chefes fizeram pressão para que ela emagrecesse. A emissora foi procurada, mas não comentou o processo e as acusações.

A reportagem obteve acesso exclusivo ao depoimento de Veruska, realizado na última segunda (27). A âncora, hoje na Record do Estado do Mato Grosso do Sul, falou durante mais de uma hora na audiência da ação em que pede R$ 13 milhões.

A jornalista citou uma conversa ocorrida em 2011 em que alguns executivos da emissora, entre eles Mariano Boni, então chefe de Redação do Jornalismo em São Paulo, estavam presentes. Segundo ela, Boni teria implicado com seu peso e recomendado que ela emagrecesse, porque estaria estranha no vídeo.

Veruska alegou que sentiu o baque da bronca e reiterou que outros profissionais que estavam abaixo de Boni na hierarquia também faziam a mesma solicitação para que ela se encaixasse no padrão desejado.

Um outro caso, ocorrido em 2019, também marcou a jornalista. Veruska gravaria um podcast na Globo com outro colega, mas teria sido vetada. Ana Escalada, hoje diretora de Jornalismo da Globo em São Paulo, teria dito que “podcast é coisa para jovem”.

Veruska Donato, que atualmente tem 45 anos, considerou o comentário um preconceito pela sua idade. Mesmo contrariada, a jornalista acatou a ordem e seguiu como repórter de jornais locais da Globo, função em que ficou até 2021, quando foi demitida pouco depois de voltar de um afastamento de saúde.
Globo incomodada com depoimento
Fontes da Globo, que também souberam do depoimento de Veruska Donato ficaram incomodadas com o relato sobre o veto no podcast, porque a idade está longe de ser um requisito para apresentação de projetos de áudio.

Renata Lo Prete, de 58 anos, âncora do Jornal da Globo, foi uma das criadoras do programa O Assunto, o podcast de notícias mais ouvido do país. Atualmente, o programa é comandado por Natuza Nery, que tem a mesma idade de Veruska.
Outros depoimentos
Por causa do longo depoimento da jornalista, a Justiça do Trabalho decidiu adiar as oitivas de testemunhas e da defesa da Globo, que também seriam feitas nesta semana. A continuação da audiência foi agendada para junho. A expectativa é que o caso seja concluído ainda neste ano.

Procurada pela reportagem por e-mail e telefone durante toda a quarta-feira (29), a Globo não se posicionou sobre o assunto. Tradicionalmente, a emissora não comenta casos sub judice. Caso o faça, a reportagem será atualizada. Veruska também foi acionada, mas não quis dar entrevista sobre o processo; seus advogados confirmam o teor do depoimento, mas preferiram não dar mais detalhes.

Compartilhe

Comente