Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025; veja formato

  • 14 de março de 2023

Flamengo e Palmeiras estão garantidos no Mundial de Clubes de 2025, quando entra em cena o novo formato do torneio. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Fifa. A competição terá 32 clubes, e contará com seis representantes da Conmebol. Quatro deles serão os campeões da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo), 2023 e 2024. As outras duas vagas serão preenchidas pelos times em melhores posições no ranking da federação sul-americana, levando-se em conta os mesmos quatro anos.

Cabe ressaltar, porém, que a próxima edição do Mundial de Clubes, referente a 2023, será disputada no fim deste ano, na Arábia Saudita, entre os dias 12 a 22 de dezembro. O formato será o mesmo dos últimos anos: sete clubes, um de cada continente e o representante do país-sede. O título conquistado pelo Real Madrid sobre o Al Hilal é referente ao Mundial de Clubes de 2022.

NOVA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DO MUNDIAL DE CLUBES

Uefa (Europa): 12 vagas
Conmebol (América do Sul): 6 vagas
AFC (Ásia): 4 vagas
CAF (África): 4 vagas
Concacaf (América do Norte e Central): 4 vagas
OFC (Oceania): 1 vaga
País-sede do torneio: 1 vaga

O Mundial de Clubes de 2025 será disputado entre junho e julho. A competição passará a ser disputada de 4 em 4 anos, tal qual a Copa do Mundo. Ainda não há, porém, uma sede definida ou mais informações sobre como se dará a disputa.

Em relação às 12 vagas da Uefa, quatro delas ficarão com os campeões da Champions League de 2021 (Chelsea), 2022 (Real Madrid), 2023 e 2024. As demais também deverão ser preenchidas por ranking, assim como no caso da Conmebol.

Há algumas restrições para evitar que muitos clubes de um determinado país disputem o torneio. A Fifa estabeleceu um limite de dois clubes do mesmo país no torneio. No entanto, isso pode mudar se mais de dois clubes do mesmo país vencerem o torneio continental no período de quatro anos.

Por exemplo, no caso da Conmebol, o Brasil já está no limite com dois representantes: Palmeiras e Flamengo. Porém, se mais um clube brasileiro conquistar a Libertadores nos próximos dois anos, ele também irá para o Mundial.

Compartilhe

Comente