Palmeiras coloca Luiz Araújo na lista de alvos para o ataque e faz consulta
- 3 de fevereiro de 2023
O Palmeiras conquistou o título da Supercopa do Brasil e segue invicto na temporada, mas não desistiu dos planos de trazer reforços para o elenco. Embora não tenha pressa, o clube mexe seus “pauzinhos” nos bastidores para definir os alvos. O mais novo deles é o atacante Luiz Araújo, do Atlanta United-EUA.
Formado na base do São Paulo, onde ficou até 2017, Luiz também jogou no Lille-FRA entre 2017 e 2021, e está na MLS desde agosto de 2021. Aos 26 anos, ele tem um dos maiores salários da liga de futebol dos Estados Unidos e é o brasileiro mais bem pago atuando por com um vencimento anual de 3,94 milhões de dólares (R$ 19,9 milhões). Um fator que preocupa a diretoria alviverde.
Os dirigentes do Verdão consultaram a situação de Luiz Araújo e souberam que o jogador vê com bons olhos um retorno ao futebol brasileiro. Ao mesmo tempo, o clube ouviu que não se trata de uma negociação fácil por conta dos valores envolvidos. Quando se transferiu para os EUA, o Atlanta United pagou 10 milhões de euros (cerca de R$ 61 milhões naquela época) ao Lille.
Até o momento, não houve proposta do Palmeiras ao time da MLS, já que no momento o departamento de futebol alviverde discute a melhor forma de fazer uma oferta e se essa oferta será de fato formalizada. Segundo fontes, os valores referentes ao salário e à transferência estão fora dos planos de investimento do clube, que mantém a cautela no mercado.
O interesse em Luiz Araújo não significa que o Verdão tenha desistido de Michael, do Al Hilal-SAU. A diretoria segue de olho no atacante ex-Flamengo, mas sabe das dificuldades para abrir negociação no momento. Isso porque os sauditas estão impedidos pela Fifa de fazer contratações nesta janela de transferências e não poderiam repor a saída do jogador. Além disso, a equipe disputa o Mundial de Clubes no Marrocos e não gostaria de se desfazer de um de seus mais importantes atletas.
Dessa forma, o Alviverde colocou a situação com Michael em modo de espera e aguarda uma sinalização positiva para avançar nas tratativas. Nesse caso, os dirigentes palmeirenses contam também com o desejo do jogador em retornar ao Brasil. De acordo com a apuração da reportagem, é improvável que os dois sejam contratados, uma vez que ambos são pensados para a mesma função. A intenção é explorar qual nome da lista de desejos seria o mais viável na atual janela.
O Palmeiras é o único dos quatro grandes de São Paulo que ainda não contratou reforços para 2023. Em contrapartida, perdeu dois titulares importantes como Gustavo Scarpa e Danilo, além de reservas como Jorge, Wesley e Merentiel. A busca do clube no mercado é por um volante que possa substituir Danilo, tarefa considerada difícil, e um ponta que atue pelo lado esquerdo do ataque.