Ainda ativo no mercado, Cruzeiro lidera número de reforços entre times da Série A
- 11 de janeiro de 2023
Como planejado, a reformulação no elenco campeão da Série B acontece no Cruzeiro. E a quantidade de chegadas é um exemplo disso. Nenhum clube, entre os 20 que disputarão a Série A em 2023, contratou mais do que o gerido por Ronaldo Fenômeno.
No total, 13 jogadores chegaram, sendo que 12 foram anunciados: o goleiro Anderson, os zagueiros Neris e Reynaldo, os laterais William e Igor Formiga, os meias Ramiro, Wallisson, Fernando Henrique, Mateus Vital e Nikão, e os atacantes Wesley e Rafael Bilu.
Quem também entra nessa conta de reforços é o atacante Matheus Davó, que está em Belo Horizonte desde o fim da última semana para finalizar os trâmites de assinatura do contrato e anúncio. Ele terá vínculo com o Cruzeiro até o fim de 2025.
E, ao que tudo indica, o Cruzeiro ultrapassará os 15 reforços logo nesta primeira etapa de janela de transferências. Isso porque há necessidade de contratação de um lateral esquerdo e, pelo menos, mais um atacante, repondo jogadores que deixaram o clube após a Série B. Além disso, o clube está forte na briga pela contratação de Bruno Valdez, zagueiro paraguaio.
Quem também realizou 13 contratações para a temporada foi o Goiás, que é remanescente da última Série A. Na sequência, vêm Bahia (11) e Grêmio (9), que retornam à elite junto com o Cruzeiro. Vasco, o outro que subiu de divisão, fez seis contratações e está prestes a anunciar outros nomes. O único que ainda não buscou reforços foi o campeão Palmeiras.
Detalhe é que o Cruzeiro contratou apenas Nikão por empréstimo. Todos os demais chegam com vínculo definitivo – e assim também será com Valdez, em caso de acerto. Assim como o paraguaio, Anderson, Neris, Reynaldo, William, Ramiro, Wallisson e Rafael Bilu estavam livres no mercado.
Wesley chegou comprado pela Raposa por cerca de R$ 16 milhões, enquanto o Cruzeiro acertou com Mateus Vital e Fernando Henrique de forma que os clubes antigos ficassem com parte dos direitos dos atletas. Igor Formiga, por sua vez, rescindiu com a Ponte Preta em meio ao interesse celeste.
Vale lembrar que a janela de contratações foi aberta na última terça-feira e seguirá desta forma até 4 de abril. Ou seja: todos os clubes poderão registrar reforços neste período. A segunda janela será aberta em julho, já com o Campeonato Brasileiro em andamento.
Contratações dos times da Série A
- América-MG: 5 contratações
- Athletico-PR: 2 contratações
- Atlético-MG: 6 contratações
- Bahia: 11 contratações
- Botafogo: 2 contratações
- Bragantino: 3 contratações
- Corinthians: 2 contratações
- Coritiba: 6 contratações
- Cruzeiro: 13 contratações
- Cuiabá: 5 contratações
- Flamengo: 2 contratações (Rossi assinou pré-contrato e deve chegar apenas em julho)
- Fluminense: 7 contratações
- Fortaleza: 7 contratações
- Goiás: 13 contratações
- Grêmio: 9 contratações
- Internacional: Uma contratação
- Palmeiras: ainda não contratou
- Santos: 5 contratações
- São Paulo: 6 contratações
- Vasco: 6 contratações