Mbappé: “Será minha vez de partir em algum momento”
- 17 de janeiro de 2024
Mbappé falou sobre seu futuro, abrindo portas para uma possível saída da Europa. Não exatamente a curto prazo – seu contrato com o Paris Saint-Germain termina em junho e ele é alvo do Real Madrid. O craque francês citou o êxodo de jogadores para a Arábia Saudita no ano passado ao declarar que chegará a sua hora de sair do PSG, em entrevista à revista “GQ” publicada nesta quarta-feira.
– Muitos grandes jogadores que moldaram a história do futebol deixaram a Europa neste verão e estamos entrando em uma nova era. Se tornou parte do ciclo deste esporte e, em algum momento, será minha vez de partir. Não estou preocupado com essas mudanças. Apenas penso em continuar minha carreira e seguir meu próprio caminho – disse o jogador.
Na janela do meio do ano passado, Messi e Neymar saíram do PSG e também do futebol europeu. Sem renovar, o argentino foi para o Inter Miami, clube dos Estados Unidos que tem o ex-jogador David Beckham como um dos donos. O brasileiro, que atualmente se encontra lesionado, foi contratado pelo Al-Hilal em uma transferência recorde para a Arábia Saudita, de até 100 milhões de euros (R$ 535 milhões), incluindo bônus e variáveis; lá vai receber 320 milhões de euros (R$ 1,7 bilhão) ao longo de dois anos de contrato.
Mbappé pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e sair do PSG de graça no meio do ano. Ele já afirmou que não tomou uma decisão em relação ao futuro, mas que “todas as partes estão protegidas”.
Mbappé desperta o interesse principalmente do Real Madrid, com quem o estafe do jogador negou haver qualquer tipo de acordo, segundo a “RMC”. O clube espanhol procura ter garantias por escrito que selem um compromisso caso ele decida deixar Paris. O francês também estaria aberto a explorar outras opções, tanto esportivas quanto financeiras, e o Liverpool pode entrar na briga, de acordo com o jornal britânico “The Times”. No ano passado, o jogador recebeu uma proposta do Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas sequer quis abrir conversas.
Novela Mbappé
Em 2022, a diretoria do Real Madrid viveu uma grande decepção com Mbappé por conta de um processo de negociação muito parecido. Aquele ano começou com o contrato do francês entrando nos meses finais com o PSG, assim como agora – e, lá, o Real Madrid tinha um acordo encaminhado com o jogador. Porém, Florentino Pérez permitiu que o acerto seguisse apenas verbal, sem um pré-contrato assinado.
Meses depois, o PSG conseguiu convencer Mbappé a assinar um novo contrato oferecendo um aumento salarial considerável, além de outras bases financeiras relevantes. No apagar das luzes da janela de transferência do meio de 2022, o francês renovou até 2024, com opção de extensão até 2025, e deixou a diretoria merengue irritada.
É justamente o contrato assinado em 2022 por Mbappé que se tornou o alvo de polêmica no começo da atual temporada. Apesar de ter posado com uma camisa com o número 2025 quando renovou com o PSG, Mbappé não quis ativar a cláusula de extensão do vínculo por mais um ano. Ou seja: a temporada atual pode ser a última do jogador no PSG.
Para não perder Mbappé de graça no meio de 2024, o clube precisaria chegar a um acordo para renovar o contrato do jogador por pelo menos mais um ano ou mesmo negociá-lo na janela de transferências do inverno europeu, em janeiro.