Clube espanhol vai usar inteligência artificial para contratar jogadores; entenda
- 25 de janeiro de 2024
Famoso pelos lucros no mercado da bola, o Sevilla deu um passo adiante para contratar jogadores. O clube espanhol fechou um acordo com a IBM para usar uma ferramenta de inteligência artificial no processo de captação de reforços para a equipe.
A ferramenta, chamada “Scout Advisor”, vai ser usada na base de dados que o Sevilla possui para identificar e avaliar possíveis reforços. Entre as estatísticas analisadas, estão altura, peso, velocidade, gols marcados e minutos jogados, por exemplo.
Há ainda outros tipos de dados, como os textos usados nos mais de 200 mil relatórios dos observadores do clube. A ferramenta usará modelos de linguagem para gerar resumos descrevendo os jogadores analisados.
Desta forma, os observadores do Sevilla poderão escrever um prompt, especificando o que buscam em um jogador, que a ferramenta responderá com uma lista de nomes que se encaixam na descrição.
– Estamos empolgados, porque este projeto pode mudar o jogo para o Sevilla e para toda a indústria de esportes. Nosso time de observadores e analistas está comprometido a achar os melhores jogadores para o nosso time e construíram uma base de dados impressionante com relatórios de jogadores. Agora, podemos utilizar essa informação no seu potencial total – disse José María del Nido, presidente do Sevilla.
Atualmente, o Sevilla passa por uma crise dentro de campo. O clube espanhol foi goleado na última rodada de La Liga pelo Girona por 5 a 1. A equipe ocupa atualmente a 17ª posição, uma acima da zona de rebaixamento.