Fuga no RN: Força-tarefa encontra pegadas e roupas que podem ser de fugitivos de Mossoró

  • 16 de fevereiro de 2024

As buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró ganham um novo desdobramento. Segundo a força-tarefa responsável pela procura de Deibson Cabral Nascimento, 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, 35 anos, foram encontradas pegadas, uma camiseta e uma toalha na zona rural do Rio Grande do Norte.

Os itens são considerados os primeiros rastros dos fugitivos. Eles foram pegos em uma casa que fica a 7 km do presídio federal e que foi alvo de furto na noite de quarta-feira (14) – mesmo dia da fuga. Agora, as procuras se concentram onde as pegadas e peças de roupas foram achadas. Um raio de 15 km em torno do local está sendo vasculhado.

Nesta última quinta-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública suspendeu o banho de sol e visitas nos cinco presídios federais. As visitas de advogados e atividades de assistência educacional, laboral e religiosa também foram suspensas. A suspensão tem validade final para esta sexta-feira (16), mas pode ser estendida, em caso de necessidade.

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal desde a criação, em 2006. Os fugitivos participaram de uma rebelião que terminou com cinco mortos no Acre em julho de 2023 e são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que também está preso na unidade federal de Mossoró.

Parte da fuga foi filmada por câmeras de segurança. Os foragidos conseguiram escapar por problemas no planejamento de uma reforma do presídio e pelo descuido com materiais de construção, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

A mobilização de um aparato, que inclui drones, helicópteros, reforço de policiamento nas fronteiras do estado e acionamento da Interpol (Polícia Internacional) entraram no segundo dia.

Compartilhe

Comente