Mercado de Franquias na Paraíba faturou mais de R$ 680 milhões em 2023

  • 18 de março de 2024

O mercado de franquias na Paraíba faturou mais de R$ 680 milhões no ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising. Existem no estado 2096 franquias ativas, sendo a maioria na área de serviços e outros negócios, seguido pelo segmento de saúde, beleza e bem-estar. Exemplo da ascensão do mercado no estado, João Pessoa saltou da 30ª colocação para a 12ª entre as cidades com maior abertura de franquias no primeiro trimestre de 2023. 

Em 2015, ainda trabalhando com a mãe em uma loja de roupas, Evandro Filho enxergou uma oportunidade de negócios a partir da perda de vendas por falta de ajustes nas peças ou pequenos consertos. No mesmo ano ele decidiu iniciar a “Tem Jeito”, uma empresa especializada em fornecer pequenos serviços de costura e personalização de roupas. 

No ano seguinte ele percebeu que era o momento de franquear a marca e levar a empresa para outras cidades. Atualmente são dez lojas, sendo seis próprias e quatro franquias, no bairro do Altiplano, na Capital, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Recife. O investimento inicial necessário para ter uma franquia da “Tem Jeito” é entre R$ 130 mil e R$ 150 mil, com taxa de franquia, maquinário, projeto arquitetônico, obra civil e equipamentos. O faturamento médio chega a R$ 135 mil.  

Para quem deseja franquear sua marca, a analista de Negócios do Sebrae Paraíba, Rosário Brito, explica que o primeiro passo é fazer uma consultoria em diagnóstico empresarial, para analisar se a empresa tem maturidade para ser um franqueador. A empresa precisa ser submetida a uma formatação prévia, por isso, é necessário identificar as operações-chave, como controle do estoque e cadeias de fornecimento, além de alinhar os demais métodos de produção.  

A estrutura da franquia será replicada pelos franqueados. Portanto, essa etapa deve ser bem detalhada, abrangendo: fazer um planejamento estratégico de, pelo menos, cinco anos; registrar a marca da empresa nos órgãos competentes, como o INPI; mapear processos e padronizá-los; estruturar treinamentos para novos franqueados; montar uma estrutura de acompanhamento ao franqueado; produzir contratos e outros instrumentos condizentes com a relação jurídica, dando mais segurança a franqueador e franqueado. “Esse processo de “formatação” também consiste em um investimento com retorno de médio a longo prazo”, ressaltou a analista.  

 Crescimento em João Pessoa 

Ao avaliar o crescimento no número de franquias em João Pessoa, a analista Rosário Brito pontuou que o estudo reforça que cidades que estão ligadas a mercados que se recuperaram e cresceram mais entre os primeiros semestres de 2021 e 2022, como o de turismo, apresentaram uma variação maior no número de unidades, como, por exemplo, Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, São Luiz, Fortaleza, Maceió e João Pessoa.   

Ele destacou ainda que, com a pandemia da Covid-19, as franquias que mais avançaram na digitalização e/ou que lançaram novos modelos de negócios, novas propostas de serviços, exploraram novos nichos, com a estabilização, aceleraram sua expansão, o que refletiu no crescimento do número de operações nessas cidades. A analista lembrou projeção da ABF, de que a tendência é que a capilaridade avance ainda mais e a interiorização das franquias se intensifique nos próximos anos. 

Alimentação saudável e beleza são as áreas mais promissoras 

A franquias nas áreas de alimentação saudável e sustentável, beleza, saúde e bem-estar, tecnologias inovadoras e negócios digitais, são algumas das mais promissoras, segundo Rosário Brito. Entre as vantagens de adquirir uma franquia ela citou o fato de poder iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado. 

“Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado. Além de contar com o apoio do franqueador”, explicou. 

Ao planejar adquirir uma franquia, no entanto, é preciso avaliar alguns fatores: analisar a capacidade de investimento; quais são as habilitações exigidas; quantidade de tempo que terá disponível para dedicar-se; disponibilidade na sua região; afinidade com o ramo de negócio e com a marca; pontos que considere importantes, como o reconhecimento da marca.  “É preciso ter capital suficiente para iniciar e manter a operação até que ela se torne rentável”, alerta Rosário Brito.  

Mercado de franquias no Brasil consolida recuperação 

O mercado de franquias no Brasil consolidou sua recuperação e voltou a crescer em 2023, com o faturamento atingindo R$ 240,661 bilhões, variação nominal de 13,8% em relação a 2022. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, 7,8% a mais do que no ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising como plataforma de negócios, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas (crescimento de 7,6%), um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde. 

 A região Nordeste do Brasil teve um crescimento notável no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. Com faturamento de mais de R$ 34 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022. Já em número de unidades de franquia na região o crescimento foi de 6,9% chegando a mais de 28 mil operações. 

Os segmentos de Serviços e Outros Negócios, Alimentação – Food Service e Entretenimento e Lazer têm destaque no cenário das franquias nordestinas com os maiores índices de variação em expansão de operações.  

Além da melhora do quadro macroeconômico (inflação menor, retomada do emprego e PIB positivo), a Associação atribui este desempenho às melhores práticas e aprendizados aprimorados nos últimos anos (tanto em relação a processos, como no relacionamento com consumidores e dentro da rede), à omnicanalidade e à adoção de novos formatos, em um ambiente de atividades e hábitos presenciais (e híbridos) consolidado, com destaque para eventos e a retomada do turismo. 

 “Os números provam que o empreendedorismo continua em alta no Brasil e o franchising é um dos caminhos mais seguros e rápido para quem deseja investir, ainda mais se for o primeiro negócio. O Norte e Nordeste continuam tendo uma grande importância no sistema de franquias brasileiro. Temos números bem favoráveis. É a demonstração de que os empreendedores estão buscando espaços fora do eixo Rio-São Paulo”, destaca o diretor da ABF Nordeste, Fernando Ribeiro. 

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