Murilo Benício fica careca e põe prótese no rosto para não parecer Murilo Benício

  • 20 de março de 2024

Murilo Benício raspou os cabelos e precisou de uma prótese na caracterização de seu personagem em Justiça 2, que estreia em 11 de abril no Globoplay. A ideia era mudar o rosto do ator o máximo possível, já que ele é figura carimbada nas produções da Globo, com 15 novelas no currículo.

A preparadora de elenco Marina Beltrão explicou a necessidade de dissociá-lo da imagem que os espectadores construíram dele. “O Murilo é um ator muito solicitado, com muitos personagens na memória do público. Eu queria tirar aquela cara de Murilo Benício dele”, afirmou em entrevista divulgada pela emissora à imprensa.

“Então, chegamos à conclusão de que, se ele aparecesse careca, já que o cabelo é uma marca registrada, seria interessante. E também usamos uma prótese no nariz, para deixá-lo ainda mais diferente”, emendou.

Foi a primeira vez que o ator usou uma prótese no rosto. Assim como foi a primeira vez em que ele teve dificuldade para entender o perfil de seu personagem.

“Quando faço vilões, tento encontrar alguma motivação, para entender por que o personagem age de determinada forma. Mas eu não tinha muita referência sobre o Jayme, então resolvi fazê-lo desprovido de qualquer sentimento, fui para o lado da frieza”, adiantou ele.

Além de tirar a “cara” de Murilo Benício de Murilo Benício, Marina Beltrão teve outras desafios. A série tem dois momentos –em 2016, antes das prisões, e em 2023, quando os protagonistas saem da cadeia–, mas ambos foram gravadas pelos atores simultaneamente. Com isso, a preparadora precisou desenvolver duas caracterizações para cada ator.

“A gente sabia que não ia conseguir filmar tudo de uma fase para depois filmar a outra. E que várias vezes precisaríamos gravar cenas das duas fases no mesmo dia. No máximo de personagens que a gente conseguiu, existe uma diferença de caracterização para marcar a passagem do tempo”, explicou Gustavo Fernández, diretor artístico da obra. Ele e Marina tiveram um processo intenso de pesquisa para chegar às caracterizações, que envolveram laces e apliques.

“No planejamento e na conceituação dessas caracterizações, a gente precisou pensar em formas de ter mudanças que fossem visualmente significativas, mas não tão difíceis e demoradas de executar. E acho que fomos felizes nisso também”, arrematou ele. 

A série estreará dia 11 de abril no Globoplay, mas terá apenas quatro episódios liberados inicialmente. O serviço de streaming soltará mais quatro a cada quinta-feira.

Compartilhe

Comente