Huck manda recado a Faustão e faz apelo por doação de órgãos no Domingão
- 7 de abril de 2024
Luciano Huck mandou um recado para Fausto Silva, que segue internado após ter feito um transplante de rim, durante o Domingão. O apresentador disse que o colega de profissão foi um dos responsáveis pelo aumento de transplantes registrados no Brasil em 2023. “Isso, sem dúvida, é efeito de Faustão”, disse ele, que ainda fez um apelo aos telespectadores.
O marido de Angélica recebeu duas amigas, Adriana e Liege, que buscavam recursos para apoiar transplantados no The Wall.
“Eu já declarei algumas vezes na televisão que sou doador de órgãos, acho isso muito importante. E, muito em função do transplante do Fausto, meu amado amigo, o ano de 2023 teve mais de 1.900 doadores que possibilitaram 4.300 transplantes. 16% a mais que no ano anterior”, complementou.
“Isso é, sem dúvida, o efeito de Fausto Silva na grande mídia”, reforçou ele, que ainda fez um pedido para o público neste domingo (7):
O que mais assusta é que cerca de 43% das famílias brasileiras ainda se recusam [a autorizar a doação de órgãos]. Isso não faz o menor sentido. A pessoa amada não está mais ali, mas pode fazer bem para outras que estão precisando. Não tem porque não fazer.
“Ninguém sofre, é uma maneira de perpetuar aquela pessoa de alguma forma”, finalizou.
Como está Faustão?
Fausto Silva está internado desde fevereiro, quando passou por um transplante renal. Luciana Cardoso, mulher do apresentador, revelou nesta sexta (5) que o corpo dele rejeitou o rim logo após a cirurgia. Os médicos reverteram o quadro com um tratamento intensivo realizado nos últimos dias. Faustão continua internado no Hospital Israelita Albert Einsten, em São Paulo.
Luciana deu atualizações sobre o estado de saúde do marido no dia em que ele completa 47 dias da internação para o transplante de rim. A diretora afirmou que, apesar da rejeição inicial do órgão, ele está bem.
“Nesse período, muitas coisas aconteceram, e ele tem lutado bravamente para se manter bem, com energia e disposição para colaborar com sua recuperação”, publicou Luciana em um comunicado no Instagram.
“Há três semanas, tivemos a notícia que seu corpo não estava aceitando o novo órgão. Então, um tratamento mais potente foi iniciado, e há dois dias tivemos a feliz resposta que aguardávamos: a rejeição foi vencida”, acrescentou.
Segundo Luciana, a expectativa é de que o corpo e o organismo do apresentador “voltem a funcionar em harmonia” com o novo órgão. Faustão também passou por um transplante de coração em agosto do ano passado –o procedimento foi considerado um sucesso. “Não foram tempos fáceis”, admitiu ela.
“Mais uma vez, aceitamos as provações que a vida nos dá como aprendizados que servem para fortalecer ainda mais a fé, a união familiar e a gratidão àqueles que, no momento difícil, têm a generosidade de dizer sim e permitir que outras pessoas permaneçam vivas por mais tempo através da doação de órgãos”, concluiu Luciana.