Suécia rejeita implementação do VAR: “Oposição clara dos clubes”
- 26 de abril de 2024
A federação de futebol da Suécia (SvFF) não vai implementar o sistema do árbitro de vídeo (VAR) nas duas principais divisões do esportes no país. Foi o que afirmou o presidente da federação, Fredrik Reinfeldt, em entrevista ao jornal “Aftonbladet”. Os clubes se opuseram “claramente” ao VAR, segundo ele.
— Nós não vamos apresentar o requerimento para o órgão responsável pela aplicação de novas tecnologias, por conta da clara oposição de nossos clubes. Isso em respeito às regras democráticas que regem o movimento do nosso futebol. Por isso não vamos usar o VAR — disse Fredik Reinfeldt, que também é ex-primeiro ministro da Suécia.
No ano passado, o presidente da federação sueca de futebol tinha sido um defensor da introdução do VAR no futebol local. Nas palavras dele na época, o árbitro de vídeo era “o futuro do jogo”.
Na entrevista ao “Aftonbladet” publicada na quinta-feira, ele argumenta que a sua posição anterior estaria ligada à compreensão de que a Uefa iria impor a implementação do VAR a todas as federações da Europa, o que não foi o caso.
Fredrik Reinfeldt tem sido pressionado a renunciar ao cargo, segundo a imprensa sueca, tanto em estádios de futebol quanto em eventos da federação local.
— Se eu contei corretamente, temos 18 clubes na elite e duas federações regionais que disseram que não irão introduzir o VAR. Nós respeitamos isso. E não vemos isso no futuro também.
O sistema do VAR é utilizado em vários países da Europa, como Alemanha, Áustria, Bélgica, Inglaterra, França, Itália, Holanda, Portugal.