Rivais na semifinal do Mundial, Fluminense e Al Ahly se enfrentaram em 1961
- 16 de dezembro de 2023
O jogo entre Fluminense e Al Ahly, nesta segunda-feira, pela semifinal do Mundial de Clubes não é o primeiro encontro entre os times. Eles já se enfrentaram em 1961, em partida amistosa no Cairo, capital do Egito.
O confronto do dia 26 de maio daquele ano foi no estádio do Al Ahly. Em registros históricos da FluMemória que o ge teve acesso, é possível ver foto da equipe tricolor que entrou em campo e venceu a partida por 2 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Waldo, maior artilheiro da história do clube, e Telê Santana.
Nos jornais da época, o time egípcio era chamado de Nacional Esportivo, que era uma forma traduzida de se referir ao Al Ahly.
De acordo com os jornais, 18 mil pessoas acompanharam a partida. Os jogadores tricolores foram ovacionadas após a vitória.
Escalações de Al Ahly 1 x 2 Fluminense
AL AHLY: Adel Heikal (Marwan Kanafani); Tarek Selim e Foad Abou Ghedia (Said Aboul Nour); Talaat Abdel Hamid, Rifaat El-Fanageely e Taha Ismail; Mimi El-Sherbini, Anwar Saleh, Saleh Selim, Ezzat Aboul Rous (Awadain) e Mahmoud El-Gohary.
FLUMINENSE: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro, Clóvis(Dari), Altair; Edmilson (Edil), Telê Santana(Oldair), Calazans, Waldo, Paulinho Omena(Jaburú), Escurinho(Hilton Oliveira). Técnico: Zezé Moreira.
Maior campeão africano, o Al Ahly é o segundo clube que mais vezes disputou o torneio da Fifa, com nove participações, atrás apenas do Auckland City. Na última edição, em fevereiro deste ano, os egípcios perderam para o Real Madrid na semifinal. Na disputa de terceiro lugar, fizeram jogo equilibrado, mas foram derrotados pelo Flamengo por 4 a 2.
Fluminense e Al Ahly se enfrentam pela segunda vez na história nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), pela semifinal do Mundial de Clubes. Quem vencer pega o ganhador de Manchester Ciy (Inglaterra) x Urawa Reds (Japão) na decisão, sexta-feira, mesmo dia da disputa do terceiro lugar.