Morre Lady, elefanta que ficou conhecida por frequentadores da Bica, em João Pessoa
- 16 de maio de 2024
Morreu, na noite dessa quarta-feira (15), Lady, a elefanta que ficou conhecida dos frequentadores do parque zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. O anúncio da morte foi feito pelo Santuário de Elefantes Brasil, local onde Lady foi levada após deixar a Bica.
De acordo com o comunicado, Lady foi eutanasiada após se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. O Santuário estimou que Lady tinha aproximadamente 52 anos.
Lady chegou à Bica após ser resgatada de um circo que se apresentava no estado. Debilitada, ela recebeu tratamento e foi acolhida no parque por alguns anos. No entanto, o local não oferecia o espaço adequado para Lady e ela foi transferida para o santuário.
Confira abaixo o comunicado do Santuário sobre a morte de Lady:
É com tristeza que anunciamos que a nossa amada Lady faleceu tranquilamente na noite de quarta-feira, 15 de maio. Ela foi humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. Não há registros de seu nascimento, mas acreditamos que ela tinha aproximadamente 52 anos.
Antes de se deitar, parte de sua rotina era receber analgésicos três vezes ao dia. Uma pessoa da equipe estava com ela às 22h de segunda-feira e ela estava parada ao lado da grande e linda árvore no primeiro recinto do habitat para machos asiáticos; ela costumava encostar a parte traseira no tronco da árvore e dormir. Às 6h, ela foi encontrada deitada no segundo recinto do mesmo habitat. Verificamos para ter certeza de que ela estava viva, mas ela estava parada e quieta e não deu qualquer indicação de que queria fazer outra coisa senão ficar onde estava.
Havia alguns sinais ao redor de seu corpo de que ela havia se mexido um pouco durante a noite, mas nada indicava que ela tivesse tentado se levantar. Durante todo o tempo em que ela ficou deitada, ela ainda estava lá mentalmente, mas parecia menos responsiva do que qualquer elefante que já vimos que ficou caído por qualquer período de tempo. Normalmente, você veria o elefante jogando terra sobre seu corpo ou as orelhas batendo – mesmo no chão, eles permanecem ativas – mas não houve nada disso por parte de Lady. Ela dormia e, ao ser abordada, abria os olhos e olhava para você, mas depois voltava a dormir. Ela foi monitorada durante todo o dia de terça-feira, continuou recebendo analgésicos, mas não houve alteração em seu estado. Na manhã de quarta-feira, toda a nossa equipe veterinária esteve aqui, incluindo Mateus, Dra. Trish e Dra. Luciana, veterinária de equinos contratada que faz visitas quinzenalmente. Como um grupo de pessoas que trabalha com Lady o tempo todo, nós a avaliamos e tristemente concordamos que Lady parecia ter parado de lutar e estava pronta para partir.