Dia do Cinema Brasileiro: clássicos nacionais entram no catálogo da Netflix
- 19 de junho de 2024
O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado anualmente no dia 19 de junho e para comemorar, a Netflix adicionou uma coleção especial de filmes nacionais em seu catálogo. Confira abaixo todas as novidades.
- Vidas Secas (1963)
Baseado no livro de Graciliano Ramos, a trama acompanha uma família pobre da região seca do Nordeste e sua luta diária por trabalho e comida para sobreviver e superar as dificuldades do ambiente árido em que vive.
Elenco: Orlando Macedo, Jofre Soares, Átila Iório
- São Paulo S/A (1965)
Um inspetor de uma grande montadora paulista progride até se tornar sócio de uma fábrica de autopeças. Mas, apesar de ter uma vida profissional e afetiva estável, não suporta o ritmo da grande engrenagem.
Elenco: Eva Wilma, Walmor Chagas, Ana Esmeralda
PUBLICIDADE
- Rio, 40 Graus (1995)
Um dia na vida de cinco garotos de uma comunidade que, em um domingo tipicamente carioca e de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.
Elenco: Modesto de Souza, Roberto Batalin, Glauce Rocha
- Central do Brasil (1998)
Dora é uma ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
Elenco: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra
- Rio, 40 Graus (1995)
Um dia na vida de cinco garotos de uma comunidade que, em um domingo tipicamente carioca e de sol escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.
Elenco: Modesto de Souza, Roberto Batalin, Glauce Rocha
- Terra Estrangeira (1995)
Sem perspectiva de vida no Brasil, Paco decide viajar para Portugal, levando uma encomenda misteriosa. Lá, ele conhece a brasileira Alex e seu namorado Miguel. Todos se envolvem em um esquema de contrabando e suas vidas viram um pesadelo.
Elenco: Fernando Alves Pinto, Fernanda Torres, Alexandre Borges
- A Ostra e o Vento (1997)
A jovem Marcela vive com seu pai, o faroleiro José, e o velho Daniel em uma ilha. O único contato da menina com o mundo exterior é com uma embarcação de quatro marinheiros. Na adolescência, Marcela passa a sentir sua sexualidade e seus anseios de viver de forma mais intensa.
Elenco: Leandra Leal, Fernando Torres, Lima Duarte
- Entreatos (2004)
As eleições de 2002 marcaram quarta tentativa consecutiva do ex-líder sindical e fundador do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva, de chegar ao Palácio do Planalto.
- Jogo em Cena (2007)
Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Vinte e três delas foram selecionadas e filmadas em junho de 2006. Em setembro do mesmo ano, várias atrizes interpretaram, a seu modo, as mesmas histórias.
- Mutum (2007)
Na companhia do irmão, Thiago precisa enfrentar as lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para trás, vivendo na mata escura e assustadora, mas também repleta de cumplicidade e brincadeiras.
Elenco: Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, João Miguel
- Filhos do João: O Admirável Mundo Novo Baiano (2009)
A trajetória dos Novos Baianos, grupo encabeçado por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Nos anos 1970, a banda ganhou um padrinho famoso e influente: João Gilberto.
- Mamonas Para Sempre (2009)
A história de Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sérgio, que começaram na banda Utopia e atingiram o estrelato com o grupo Mamonas Assassinas. Uma história de sucesso que chegou ao fim devido a um trágico acidente aéreo em 1996.
- Uma Noite em 67 (2010)
estival de Música Popular Brasileira, em outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo, dentre outros. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos.
- As Canções (2011)
Diante das câmeras, 18 personagens expõem suas experiências por meio de lembranças ligadas a verdadeiros clássicos da música brasileira.
- A Luz do Tom (2013)
A trajetória do maestro Tom Jobim é contada por vozes femininas. O registro conta com relatos de três mulheres importantes na vida do compositor: a irmã Helena Jobim e as esposas Thereza Hermanny e Ana Lontra Jobim.
- Últimas Conversas (2014)
Último filme dirigido por Eduardo Coutinho. Nele, o cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no RJ, perguntando sobre suas vidas, sentimentos e expectativas para o futuro.
- No Intenso Agora (2017)
Por meio de imagens de arquivo, o documentário mostra uma série de acontecimentos diferentes da década de 1960, como a revolta estudantil em Paris, a Primavera de Praga em meio à dominação da União Soviética e a China de 1966 sob o regime de Mao.
- Pacarrete (2019)
Nascida e criada em Russas, Pacarrete alimenta desde criança o sonho de ser artista e viver a vida na ponta da sapatilha. Mas as mulheres nasceram para casar e ter filhos em sua conservadora cidade. Ela parte para Fortaleza, onde consegue se consolidar como bailarina clássica e se torna professora de dança. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal. Lá, ela pretende continuar seu trabalho artístico, mas só encontra desrespeito à sua arte.
Elenco: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, João Miguel
VITRINE DO CARIRI
Com CNN Brasil.