Parintins, Caprichoso e Garantido atingem pico histórico de buscas em julho
- 12 de julho de 2024
O Festival Folclórico de Parintins atingiu seu pico histórico de buscas neste mês, a exemplo do que aconteceu com os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, que disputam anualmente o título do evento amazonense. A afirmação é resultado de um levantamento feito pela CNN no Google Trends que analisou as buscas pelos termos no Google desde o início da série histórica da plataforma, em 2004.
As pesquisas pelos três termos vinham apresentando uma flutuação anual padrão, com destaque os meio de cada um dos anos mostrados no gráfico, período em que acontece o festival na cidade de Parintins, no Amazonas. A 57ª edição do evento, vencida pelo Caprichoso, fui à regra e dobrou a marca atingida pela edição de 2022, badalada pelo romper de um hiato de dois anos sem competições provocado pela pandemia da Covid-19.
O Festival de Parintins deste ano contou com uma divulgação extra, já que a cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, propagou a imagem do evento durante sua passagem no BBB 24. A amazonense, que performou diversas vezes durante o confinamento a toada que o boi vermelho fez em sua homenagem, chegou à final do reality show da TV Globo e conquistou a terceira colocação.
A figura de Isabelle Nogueira foi de tamanha importância que as buscas pelo Boi Garantido, nos últimos 90 dias, superaram as do Boi Caprichoso em todas as unidades da federação. O boi azul só conseguiu equilibrar minimamente a disputa em estados da região Norte, como o próprio Amazonas (47%), Roraima (45%), Rondônia (45%) e Pará (42%).
O boi vermelho, por sua vez, ostenta sua maior soberania nas buscas vindas de estados como Tocantins (76%), Amapá (74%), Goiás (72%), Acre (71%) e Espírito Santo (70%).
Outro fato que alavancou as buscas pelo Garantido foi a morte de Djidja Cardoso, que já havia sido sua ex-sinhazinha da fazenda. Termos como “djidja”, “ex sinhazinha do garantido”, “djidja cardoso”, “boi garantido djidja cardoso”, “sinhazinha do garantido morreu” aparecem no topo da lista de pesquisas relacionadas ao boi vermelho em ascensão.
Outros familiares da ex-sinhazinha acusaram as pessoas mais próximas a ela de praticar crimes na casa da vítima, inclusive que faziam rituais com substâncias ilícitas. Cleomar Cardoso, tia de Djidja, acusou os indiciados de negar socorro à vítima e incentivar seu vício em drogas. Após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil do Amazonas indiciou 11 pessoas no caso.
Já as buscas relacionadas ao Festival de Parintins em si, o foco dos usuários do Google foram as informações gerais envolvendo a disputa. Destacam-se termos como “festival de parintins 2024 quem ganhou”, “quem ganhou o festival de parintins 2024”, “apuração parintins 2024”, “resultado do festival de parintins”, “festival de parintins horário” e “onde assistir o festival de parintins”.