Ataque hacker atinge sistemas do governo e afeta nove ministérios
- 25 de julho de 2024
O governo federal foi vítima de um ataque hacker nesta quarta-feira, 24. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o incidente atingiu o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional.
O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos. As plataformas estão fora do ar desde manhã. Segundo a pasta, os serviços ofertados ao cidadão pelo portal Gov.BR não foram afetados. “As equipes de TI já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível”, diz o comunicado.
A Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foram acionados para investigar as causas e eventuais responsáveis pela invasão.
Foram atingidos os ministérios da Gestão, da Fazenda, dos Povos Indígenas, do Planejamento e Orçamento, do Desenvolvimento, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, da Previdência Social, da Igualdade Racial, das Mulheres, além da Casa da Moeda Brasileira e do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
O SEI, criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos. O sistema faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa colaborativa de vários órgãos e entidades da administração pública, com o objetivo de estabelecer uma infraestrutura pública para processos e documentos administrativos eletrônicos.
Em abril, criminosos invadiram o sistema de administração financeira do governo, o Siafi, usado na execução de pagamentos. Na ocasião, 3,5 milhões foram desviados e houve 200 tentativas de pagamentos ilegais. Em 2021, o Ministério da Economia, então chefiado por Paulo Guedes, informou que a rede interna do Tesouro Nacional havia sido alvo de um ataque hacker.