Olimpíada: veja filmes e séries sobre ginástica para ver no streaming
- 1 de agosto de 2024
A equipe de ginástica artística do Brasil conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na última terça-feira (31), e as competições continuam nas disputas por aparelho.
O esporte já foi tema de diversas produções audiovisuais — como séries e filmes — retratando a trajetória de atletas e usando a ginástica como pano de fundo de ficções. Entre elas está o lançamento do documentário da Netflix sobre a norte-americana Simone Biles, série cuja a segunda parte está sendo gravada na Olimpíada de Paris.
Veja obras audiovisuais sobre ginástica:
“O Retorno de Simone Biles” (2024)
A série documental tem dois episódios disponíveis e outros dois serão lançados depois dos Jogos Olímpicos de Paris, onde gravações estão sendo feitas. A produção acompanha a preparação da atleta para a Olimpíada que marca seu retorno após se retirar de competições por questões de saúde mental.
Disponível na Netflix.
“Full Out: No Ritmo da Vitória” (2015)
A produção é inspirada na história da vida de Ariana Berlin, uma ginasta que sofreu um acidente de carro aos 14 anos que a obriga a desistir da participação nos Jogos Olímpicos.
Após passar por tratamentos e recuperar seus movimentos, ela consegue retornar às atividades físicas por meio do hip hop e no atletismo universitário — e ao mundo da ginástica.
Disponível na Netflix e na Apple TV.
“Gabby Douglas” (2014)
O documentário acompanha a trajetória da atleta norte-americana Gabby Douglas, selecionada para competir com a equipe de ginástica dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 2012.
No torneio, se tornou a primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro tanto na categoria individual como em equipe, mas sua história de dificuldades fora do esporte vêm à tona.
Disponível no Prime Video, na Apple TV, no Youtube Filmes e no Google Play Filmes.
“Olga” (2021)
Exilada na Suíça, a jovem ginasta ucraniana tenta uma vaga no Centro Esportivo Nacional do país, quando a Revolução da Maidan — onda de manifestações entre 2013 e 2014 — a deixa preocupada com o envolvimento de sua família na agitação.
A combinação dos problemas na Ucrânia com seu desgaste nos treinos intensos cria um clima de tensão em sua vida.
Disponível no Globoplay, no Prime Video e no Telecine.
“Nadia” (1984)
O longa descreve a trajetória da atleta romena Nadia Comaneci, primeira ginasta a conquistar nota dez em um evento olímpico, nas Olimpíadas de Montreal de 1976 — de onde saiu com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Disponível no Google Play Filmes, no Prime Video.
VITRINE DO CARIRI
Com CNN Brasil.